Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde está na segunda etapa da capacitação, no Polo UAB Aracruz

Publicado em: 14 de junho de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde está na segunda etapa da capacitação, no Polo UAB Aracruz

A Secretaria de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Aracruz está em continuidade com a implantação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde (PDASP). Durante todo o dia de hoje (14) acontece no auditório do Polo UAB Aracruz a segunda oficina dessa estratégia no município, esta com o tema “Atenção Primária à Saúde no Centro do Sistema”. A capacitação dos profissionais da área vai até as 18h de hoje, e amanhã de 7h às 13h. O programa é implementado por meio de convênio entre a prefeitura, Governo do Estado e Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Ao todo, seis etapas de capacitação são necessárias para a conclusão do plano diretor. Com a de hoje – e que se estende até amanhã –, Aracruz termina duas etapas e as outras quatro serão agendadas em breve.

“Hoje é um momento ímpar que nós, profissionais da saúde estamos vivendo ao participar de mais uma oficina do PDAPS. Quem gosta de saúde pública tem que gostar da atenção primária. Tirem o máximo de proveito dessas oficinas, pois com a ajuda de vocês o município de Aracruz será um modelo na saúde para outros municípios do Estado. Por isso, lembrem-se: sejam resolutivos. Precisamos resolver com profissionalismo os problemas que nos chegam”. Com essas palavras, a subsecretaria da Semsa, Juliana Baiôco, animou os profissionais presentes.

O secretário de saúde, Evilasio Oliveira Costa, falou sobre a necessidade de se otimizar o trabalho na área de grande atuação da saúde em um município. “O foco do PDAPS abrange quatro grandes vertentes: melhoria da gestão, investimento em estrutura física das unidades, inserção no processo de trabalho e monitoramento de resultados constantes. Além disso, as oficinas buscam abranger a situação concreta do processo de trabalho, visando transformar a realidade a partir da ação educacional. Por isso, a Semsa está montando dentro de sua estrutura administrativa a sua própria Comissão Permanente de Licitação (CPL), a exemplo dos municípios da Serra e Pinheiros, com o intuito de agilizar os processos de licitação da secretaria”, disse o secretário.

O plano diretor é uma estratégia que visa reorganizar o trabalho de atenção primária à saúde para torná-lo mais eficiente e integrado em todo o Estado. A justificativa é a própria importância da atenção primária, que é a porta de entrada da população no sistema de saúde, devendo ter como princípios levar os serviços o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham e garantir a continuidade do atendimento.

De acordo com a coordenadora responsável pela implantação do Plano Diretor da Atenção Primária no município, Selma Bof Vescovi, trata-se de uma importante estratégia na implementação de linhas-guia de atenção à saúde e de instrumentos de diagnóstico da situação de saúde, com programação local e monitoramento dos serviços. “É, sobretudo, um projeto de fortalecimento da atenção primária à saúde, cujo objetivo síntese é a redução das internações por condições sensíveis à atenção ambulatorial. Além de alcançar a redução da mortalidade materna-infantil e demais indicadores pactuados pela Semsa”, explicou.

Para a agente comunitária da Semsa, Maria da Penha Duarte Guedes, o curso de capacitação proporciona condições melhores de abordagem às famílias por meio da cooperação técnica, da construção de redes de atenção à saúde e da identificação das necessidades da população. As técnicas de enfermagem, Liliane Monfardini e Iracema Tiago, concordam e completam: “Esse trabalho busca prestar à comunidade uma assistência à saúde de maneira contínua, integral e articulada nos diferentes níveis de atendimento”. Já o Clínico Geral, Dr. Paulo César Pedrini, afirma que as oficinas têm a finalidade de capacitar todos os profissionais de saúde do município pois são eles o elo entre a gestão dos serviços e a comunidade, para a qual devem conduzir todas as ações de saúde no âmbito municipal.

Desde o mês de março, profissionais têm sido capacitados em oficinas por microrregião e depois atuam como facilitadores em seus municípios. Em Aracruz, sete facilitadores estão responsáveis por disseminar as diretrizes do programa entre 130 profissionais de setores como o Programa de Saúde da Família (PSF), Programa de Saúde da Família Indígena (PSFI), Hospital e Maternidade São Camilo e Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara). Em abril, o grupo já discutiu o tema “Organização de Redes de Atenção à Saúde” e até fevereiro de 2011 serão realizadas outras quatro oficinas com os seguintes conteúdos: O Diagnóstico Local; Gestão e Organização do Processo de Trabalho; Prontuário da Família e Demais Instrumentos de Normalização; e Monitoramento, Avaliação e Contrato de Gestão por Resultados.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: