Cineclube Guaiamum vai exibir filmes no Museu Histórico de Santa Cruz

No mês de janeiro o Museu Histórico de Santa Cruz vai receber uma maratona de filmes brasileiros, com a chegada do Cineclube Guaiamum. Obras cinematográficas com temas variados e classificação livre serão exibidas de forma gratuita para o público aos domingos. A primeira sessão será no dia 13 de janeiro, a partir das 19h30.
O projeto é realizado de forma coletiva, envolvendo a Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Comunicação (SECOM) e Turismo e Cultura (SEMTUR), Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa) e Cineclube da Diversidade.
Circuito de curtas na primeira sessão
Estreando a temporada de sessões, o Cineclube irá exibir de forma gratuita um circuito de curtas metragens do gênero ficção, gravadas em várias partes do Brasil. Um dos filmes foi produzido na Aldeia Parkartejê, no Pará, junto a uma importante população de indígenas localizada na Reserva Mãe Maria, que abriga povos dos grupos Gavião do Oeste e Gavião da Montanha.
Em “A Guerreira e o Gavião”, de Robson Messias, o público vai acompanhar a jornada de uma jovem em busca de suas origens. Atormentada pelo sentimento de dúvida e não pertencimento, ela decide enfrentar os parentes e buscar a verdade sobre sua história.
Outro curta que será destaque durante a primeira sessão foi gravado na região da Chapada Diamantina. “Chica”, de Andrea Guanais, conta a história de uma mulher garimpeira no interior da Bahia, sua luta, sua sorte e destino contados com os ingredientes de ação, aventura e mistério que nas terras da chapada diamantina são sempre pano de fundo.
Mais três curtas estarão em cartaz no Museu Histórico de Santa Cruz, no domingo, 13 de janeiro. “A Aventura da Primeira Bicicleta”, “Rasga Mortalha” e “Tropel” são outras produções que serão exibidas, a partir das 19h30.
ROTEIRO DE FILMES:
A GUERREIRA GAVIÃO (Fic)
Ficção, Robson Messias (Bom Jesus do Tocantins/ PA)
Sinopse: Inspirada em histórias reais, a ficção conta a jornada de uma jovem em busca de suas origens. Atormentada pelo sentimento de dúvida e não pertencimento, ela decide enfrentar os parentes e buscar a verdade sobre sua história.
–
CHICA
Ficção, Andrea Guanais (Lençóis/ BA)
Sinopse: Uma mulher garimpeira no interior da Bahia, sua luta, sua sorte e destino contados com os ingredientes de ação, aventura e mistério que nas terras da chapada diamantina são sempre pano de fundo.
–
A AVENTURA DA PRIMEIRA BICICLETA
Ficção, Carlos Henrique da Costa (Águas de Lindóia/ SP)
Sinopse: Inspirado nas memórias de infância do diretor, o filme conta as aventuras de Carlinhos em sua busca pela realização do sonho de ter a primeira bicicleta. Entre as dificuldades enfrentadas, Carlinhos vivencia a descoberta de valores que levará por toda a vida, como a amizade, a solidariedade e a perseverança.
–
RASGA MORTALHA
Ficção, Patrícia de Aquino (São Domingos do Cariri/ PB)
Sinopse: Inspirado nas memórias de infância do diretor, o filme conta as aventuras de Carlinhos em sua busca pela realização do sonho de ter a primeira bicicleta. Entre as dificuldades enfrentadas, Carlinhos vivencia a descoberta de valores que levará por toda a vida, como a amizade, a solidariedade e a perseverança.
–
TROPEL
Ficção, Cesar Theis (Guarujá do Sul/ SC)
Sinopse: Tito é um menino que vive com seus avós no interior de Santa Catarina. Enquanto brinca e cresce, vai descobrindo nas histórias do avô mais do que palavras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Gestão para a Equidade Racial é tema de capacitação de técnicos do regime de colaboração
- 1ª etapa do Circuito Indígena de Futevôlei acontece neste final de semana
- Inscrições abertas para o Campeonato de Futebol 7 Society do Servidor Público
- Pequenos craques, grandes emoções: Copa Gazetinha Dente de Leite vai agitar categorias Sub-7 e Sub-9
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência vai acontecer no próximo dia 25
- Aracruz participa de evento que debateu políticas públicas sobre mudanças climáticas
- Formação de Matemática para os anos iniciais aperfeiçoa práticas pedagógicas
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz