Prefeitura de Aracruz recebe lideranças comunitárias para esclarecer situação do Pronto Atendimento
O Prefeito Jones Cavaglieri e a Secretária de Saúde Clenir Avanza receberam na tarde desta terça-feira (09/01), na sala de reuniões da SEMSA, dezenas de moradores e lideranças comunitárias para poderem prestar esclarecimentos sobre o novo contrato da prefeitura de Aracruz com o Hospital Maternidade São Camilo, que transferiu o Pronto Atendimento (PA) SUS para a Unidade de Saúde do bairro Vila Rica desde a última quarta-feira (02/01), funcionando permanentemente 24h por dia.
Isso ocorreu justamente após a renovação do contrato por mais dois anos, assinado no dia 1º de janeiro de 2019, no valor de R$ 12.739.633,13 (doze milhões setecentos e trinta e nove mil e seiscentos e trinta e três), que mantém apenas os atendimentos de extrema urgência e gravidade que serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pronto Socorro do Hospital.
Para mais esclarecimentos sobre o que envolve um Pronto Atendimento e um Pronto Socorro, os moradores acompanharam um vídeo que mostrou detalhadamente cada especifidade. O Pronto Atendimento, que é de responsabilidade do município, serve para atender os casos da atenção primária, de baixa e média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar. Já o Pronto Socorro é responsável para os atendimentos de alta complexidade nos casos de urgência e emergência.
O intuito foi mostrar às lideranças comunitárias que o ideal é utilizar um local mais adequado para o atendimento do tipo de emergência que se apresenta, assim como para os de baixa complexidade, procurando atendimento no lugar certo, o que contribui para que aconteça de forma mais rápida e com melhor resultado.
A secretária Clenir explicou que para a UBS de Vila Rica receber a UPA, foi solicitado junto à Secretaria de Estado da Saúde um protocolo com todas as exigências. Também foi realizado uma Auditoria da Vigilância Estadual e enviado a documentação necessária ao Ministério da saúde, que aprovou com o Cadastro Nacional de Estabelecimento da Saúde (CNAE 969111). As lideranças comunitárias entenderam e concordaram com as explicações.
Reunião com empresários e sociedade civil
A mesma reunião já havia ocorrido na manhã da segunda-feira (07/01) com representantes do Lions Clubs, Rotary, Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS), Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (AMEAR), Federação das Indústrias do Espírito Santo, (FINDES), Sindicato Comércio Lojista e CDL.
Na ocasião Jones Cavaglieri também fez um alerta sobre as falsas informações que foram divulgadas nas redes sociais, o que contribuiu para um gerar um grande desconforto e preocupação junto aos moradores. “É muito importante que vocês tomem conhecimento de tudo que ocorreu envolvendo as informações divulgadas em redes sociais não autorizadas, que surgiram após o anúncio da não renovação do contrato do PA SUS com o hospital. Isso gerou um tumulto e incitou as pessoas à violência”, comenta.
Na última quinta-feira (03/04) algumas pessoas vieram à porta da prefeitura fazer um manifesto acreditando que os serviços de pronto atendimento haviam sido cancelados, sendo que desde esta última quarta-feira (02/01) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Rica está com um Pronto Atendimento 24h permanente, que veio justamente após a renovação do contrato por mais dois anos, assinado no dia 1º de janeiro de 2019, no valor de R$ 12.739.633,13 (doze milhões setecentos e trinta e nove mil e seiscentos e trinta e três), que mantém apenas os atendimentos de extrema urgência e gravidade serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pronto Socorro do Hospital.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Murais desenvolvidos por estudantes da Ezequiel Fraga Rocha transformam a escola em um espaço vivo, cheio de histórias, descobertas e pertencimento
- Prefeitura de Aracruz inaugura espaço ao atendimento às pessoas egressas do sistema prisional
- Inscrições abertas para o processo seletivo que vai contratar até 60 guarda-vidas
- Prefeitura disponibiliza formulário de inscrição para o I Seminário do Fórum Municipal de Educação de Aracruz (FME)
- Amizade e respeito ganham o tom na 9ª etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)
- Aracruz fortalece governança do Corredor de Biodiversidade com participação de representantes dos Países Baixos
- Prefeitura de Aracruz intensifica fiscalização e começa multar descarte irregular de lixo
- 2ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal de Educação promove debate sobre avanços, gargalos estruturais e desafios da política educacional de Aracruz
- Projeto Cultivando Amigos: escola e família vivem noite especial e de construção de vínculos
- Aracruz compartilha experiências no XXXV Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales)