Prefeitura de Aracruz oficializa cadastro de mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

A prefeitura de Aracruz solicitou junto ao Ministério o da Saúde, enviando toda documentação necessária, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) das Unidades Básicas de Barra de Riacho e Jacupemba para elas se tornarem Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Desta forma, o município de Aracruz, que desde a última quarta-feira (02/01) já conta uma UPA em Vila Rica, cujo número do CNES é 9691111, agora está habilitado para transformar as referidas UBS em UPA. Em Jacupemba o número do CNES é o 9692746 e em Barra do Riacho é o 7329725.
Na última sexta-feira (04/01) o prefeito Jones Cavaglieri já havia anunciado à imprensa que o município contaria com três Unidades de Pronto Atendimento que funcionarão em regime permanente de 24h por dia. A meta é que os serviços estejam à disposição dos moradores no máximo até o final do primeiro semestre de 2019, pois as unidades ainda passarão por reformulações estruturais. “Temos o dever e a obrigação de cuidar da saúde básica e da atenção primária de nossos munícipes. Queremos oferecer um serviço humanizado a nossa população”, comenta Jones.
Ainda de acordo com o prefeito, as pessoas que já estão sendo atendidas ns UPA do Vila Rica contam com toda a infraestrutura necessária. “Temos um espaço reformado, com os médicos atendendo com tranquilidade. Será oferecido a mesma estrutura para os outros dois PA s que passarão por reformulações para poderem atender em regime de 24h”, diz.
O que é uma UPA
Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção primária. Seu objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar. Desta forma, a população terá melhor atendimento à saúde, com menos fila no pronto-socorro do hospital, além de aumentar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O que é um pronto-socorro
A real função do Pronto Socorro de um hospital, como o próprio nome diz, é atender pacientes que estejam em estado de Urgência ou Emergência. São pessoas que correm risco iminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações. Essa informação é o caminho correto para o bom atendimento, uma vez que a cada 10 pessoas que procuram o serviço, em média, seis não são casos de urgência.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Gestão para a Equidade Racial é tema de capacitação de técnicos do regime de colaboração
- 1ª etapa do Circuito Indígena de Futevôlei acontece neste final de semana
- Inscrições abertas para o Campeonato de Futebol 7 Society do Servidor Público
- Pequenos craques, grandes emoções: Copa Gazetinha Dente de Leite vai agitar categorias Sub-7 e Sub-9
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência vai acontecer no próximo dia 25
- Aracruz participa de evento que debateu políticas públicas sobre mudanças climáticas
- Formação de Matemática para os anos iniciais aperfeiçoa práticas pedagógicas
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz