Prefeitura de Aracruz faz ajustes finais para inaugurar a Sala do Empreendedor

Uma reunião realizada no Gabinete da prefeitura na manhã desta última terça-feira (15/02) discutiu os últimos ajustes que precisam ser feitos para que o município de Aracruz possa contar com uma Sala do Empreendedor. Estiveram presentes o prefeito Jones Cavaglieri, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Guerino Balestrassi e equipe, além do consultor do SEBRAE, senhor Roberto Maciel.
O Consultor Roberto Maciel já havia prestado uma consultoria de instalação da sala do empreendedor no município no dia 24 de abril de 2018. Na ocasião todo secretariado municipal e demais servidores puderam acompanhar tudo o que envolve a instalação, o funcionamento e suas as diretrizes.
Trata-se de um espaço que vem para incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e assim, facilitar a abertura de novas empresas, regularizando as atividade informais e oferecendo serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Guerino Balestrassi, comentou sobre o que falta para que a sala seja inaugurada em Aracruz. "Na verdade existem alguns detalhes como pequenas instalações de portas e ar condicionado, por exemplo. Também precisamos complementar a capacitação dos agentes de desenvolvimento, e relocar alguns servidores que trabalham nas secretarias de Finanças (SEMFI), Suprimentos (SEMSU), Desenvolvimento Econômico (SEMDE) e Saúde (SEMSA – Vigilância Sanitária)”, explica. Ainda de acordo com Guerino, esses servidores que atuam nas secretarias envolvidas continuariam desenvolvendo suas funções, todos eles juntos em um mesmo espaço.
A previsão é que a sala seja inaugurada no dia 20 de fevereiro de 2019. O Prefeito ressaltou a importância desse projeto para a população aracruzense e região, além de relembrar o andamento do mesmo que, já vinha sendo conduzido pelo ex Secretário da pasta, Divaldo Crevelin. “A Sala do Empreendedor é um equipamento que oferece todo auxilio ao pequeno negócio, bem como alguns serviços básicos, como o mapa de oportunidade, os incentivos fiscais, programas de regularização fiscal, treinamentos e financiamentos. Para tal já vinhamos nos reunindo desde 2107 e realizando várias ações para fomentar esse projeto", comenta.
Com a Sala do Empreendedor poderá ser feita a formalização empresarial, realização da inscrição municipal e emissão do respectivo alvará de localização e funcionamento, assim como a emissão de certidões municipais, consulta de débitos tributários, atendimento ao MEI, oferta de microcrédito, entre tantos outros, além de oferecer um atendimento unificado entre a vigilância sanitária, meio ambiente, postura e obras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora
- Saiba quando a vacinação antirrábica estará no seu bairro
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla