7ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) debate a prevenção das IST's e gravidez precoce

Publicado em: 27 de setembro de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana de Faria
7ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) debate a prevenção das IST's e gravidez precoce

 

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretaria de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), realizou na tarde desta terça-feira (26), no auditório da Casa do Estudante, a 7ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento teve como público-alvo assistentes sociais, conselheiros tutelares, diretores do ensino fundamental 2, enfermeiros, pedagogos, psicólogos e técnicos dos Cras e Creas e debateu a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) e a gravidez precoce.

A farmacêutica dos programas de IST´s, hanseníase e tuberculose Ana Maria Sibien iniciou sua palestra destacando as infecções sexualmente transmissíveis. Os participantes puderam acompanhar vídeos educativos mostrando que crianças, jovens e adultos devem e precisam se cuidar. “As infecções são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual, sem o uso de preservativos”, explicou.

Ana Maria mostrou que mais de 1 milhão de pessoas são infectadas a cada dia, sendo que o índice de HIV em jovens de 15 a 19 anos dobrou na última década no mundo. “De acordo com o programa das Nações Unidas, UNAIDS, que tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à Aids, em 2021 mais de 750 mil pessoas contraíram o HIV e desde o início da pandemia mais de 84 milhões de pessoas em todo o mundo foram infectadas”, destacou.

Dentre as principais IST´s, como, por exemplo, a gonorreia, sífilis, HIV, herpes e hepatites, apenas o HPV e hepatite B podem ser prevenidas com vacinas e todas elas causam prejuízos imensuráveis em adultos e crianças, pois podem gerar doenças neurológicas e cardiovasculares, infertilidade, gravidez ectópica, que é quando o embrião, resultante da fecundação do óvulo pelo espermatozóide se adere e começa a se desenvolver fora da cavidade uterina, local correto onde deveria se fixar, além do nascimento de bebês mortos e a maior probabilidade de contrair o HIV. “Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a sífilis foi a principal causa de perda de bebês em 2016 em todo planeta, com 200 mil casos. Aqui em Aracruz, em 2021, tivemos oito casos notificados de sífilis entre jovens de 10 a 19 anos ”, lembrou Ana Maria.

As IST´s e a escola
Os profissionais do PSE ainda puderam compreender que é importante e necessário a promoção da educação sexual nas escolas, pois possibilita que o aluno tenha um maior entendimento acerca dos métodos contraceptivos. “Os pais ou responsáveis têm dificuldades em dialogar sobre esse tema com seus filhos, o que é um tabu que precisa ser quebrado”, enfatizou a farmacêutica.

Em outro momento da reunião, Eliane Barcelos Souza, psicóloga da Casa Rosa, apresentou os prejuízos que uma gravidez precoce pode trazer para a vida de uma adolescente. Questões de vulnerabilidade social, emocional e a falta de informação são fatores que propiciam a gravidez precoce. Precisamos discutir esse tema com os pais desses estudantes para que eles possam orientar seus filhos”, afirmou.

Compartilhe em suas redes sociais: