Secretaria de Saúde de Aracruz presta contas das ações e investimentos do quarto trimestre de 2009

A Secretaria de Saúde de Aracruz – Semsa apresentou à população na semana passada a prestação de contas do último trimestre de 2009 juntamente com resultados acumulados em todos os meses do ano passado. Na apresentação, constaram todas as atividades e os programas desenvolvidos pelo órgão, além da demonstração de gastos com manutenção das unidades de saúde, folha de pagamento, transporte e exames médicos, entre outros itens.
A realização de audiência pública para mostrar as ações da área de saúde é prevista em lei. Antes da apresentação para a comunidade, todos os dados passaram pela aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Chama a atenção o fato da Prefeitura de Aracruz investir 18,65% de seus recursos na área, quando a meta é 15%. Somente nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado foram aplicados R$ 5,9 milhões apenas em recursos próprios, sem contar os repasses do Governo Federal.
"Fazendo a prestação de contas, nós não estamos apenas cumprindo a lei. Essa é uma ação importante para que possamos avaliar nossas ações e apontar os caminhos a seguir”, afirmou o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa. A subsecretária da pasta, Juliana Baiôco, complementou: “É muito importante tornar esses dados públicos, porque o usuário precisa conhecer o sistema. A população precisa ver o que a Prefeitura está fazendo, para saber o que ela pode reivindicar.”
Por meio dos dados apresentados na prestação de contas, a população pode ver que a secretaria tem planejado suas ações e conseguido alcançar a maior parte das metas. Os setores de vigilância ambiental, vigilância sanitária e o programa de atenção primária à saúde, por exemplo, fazem pactuações anuais e a prestação de contas possibilita ver os resultados obtidos.
Um dos dados correspondentes à área de atenção primária mostra que somente no 4ª trimestre do ano passado, mais de 31 mil consultas médicas foram realizadas nas unidade básicas de saúde do município. Somados aos outros meses do ano, o balanço de 2009 chega a 87.227 consultas. A secretaria também distribuiu mais de 45 mil medicamentos no período compreendido entre outubro e dezembro e no total do ano foram mais de 265 mil remédios cedidos gratuitamente para a população de Aracruz.
E os munícipes também têm acesso a atendimento especializado. Em 2009, no Centro de Especialidades Médicas foram realizadas mais de 32 mil consultas, em especialidades como cardiologia (4.345 atendimentos no ano), oftalmologia (5.684) e gastroenterologia (3.760). Além disso foram realizados mais de 1,7 mil exames de alta complexidade ao longo do ano, como mamografia (1,206 exames no ano), tomografia (280) e densitometria óssea (215).
Tem destaque também o trabalho que o setor de vigilância ambiental tem feito no combate à dengue. Foram mais de 102 mil visitas domiciliares em 2009, sendo cerca de 25 mil somente no último trimestre do ano.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio