Secretaria de Saúde de Aracruz presta contas das ações e investimentos do quarto trimestre de 2009
A Secretaria de Saúde de Aracruz – Semsa apresentou à população na semana passada a prestação de contas do último trimestre de 2009 juntamente com resultados acumulados em todos os meses do ano passado. Na apresentação, constaram todas as atividades e os programas desenvolvidos pelo órgão, além da demonstração de gastos com manutenção das unidades de saúde, folha de pagamento, transporte e exames médicos, entre outros itens.
A realização de audiência pública para mostrar as ações da área de saúde é prevista em lei. Antes da apresentação para a comunidade, todos os dados passaram pela aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Chama a atenção o fato da Prefeitura de Aracruz investir 18,65% de seus recursos na área, quando a meta é 15%. Somente nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado foram aplicados R$ 5,9 milhões apenas em recursos próprios, sem contar os repasses do Governo Federal.
"Fazendo a prestação de contas, nós não estamos apenas cumprindo a lei. Essa é uma ação importante para que possamos avaliar nossas ações e apontar os caminhos a seguir”, afirmou o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa. A subsecretária da pasta, Juliana Baiôco, complementou: “É muito importante tornar esses dados públicos, porque o usuário precisa conhecer o sistema. A população precisa ver o que a Prefeitura está fazendo, para saber o que ela pode reivindicar.”
Por meio dos dados apresentados na prestação de contas, a população pode ver que a secretaria tem planejado suas ações e conseguido alcançar a maior parte das metas. Os setores de vigilância ambiental, vigilância sanitária e o programa de atenção primária à saúde, por exemplo, fazem pactuações anuais e a prestação de contas possibilita ver os resultados obtidos.
Um dos dados correspondentes à área de atenção primária mostra que somente no 4ª trimestre do ano passado, mais de 31 mil consultas médicas foram realizadas nas unidade básicas de saúde do município. Somados aos outros meses do ano, o balanço de 2009 chega a 87.227 consultas. A secretaria também distribuiu mais de 45 mil medicamentos no período compreendido entre outubro e dezembro e no total do ano foram mais de 265 mil remédios cedidos gratuitamente para a população de Aracruz.
E os munícipes também têm acesso a atendimento especializado. Em 2009, no Centro de Especialidades Médicas foram realizadas mais de 32 mil consultas, em especialidades como cardiologia (4.345 atendimentos no ano), oftalmologia (5.684) e gastroenterologia (3.760). Além disso foram realizados mais de 1,7 mil exames de alta complexidade ao longo do ano, como mamografia (1,206 exames no ano), tomografia (280) e densitometria óssea (215).
Tem destaque também o trabalho que o setor de vigilância ambiental tem feito no combate à dengue. Foram mais de 102 mil visitas domiciliares em 2009, sendo cerca de 25 mil somente no último trimestre do ano.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Profissionais da Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Direitos Humanos são capacitados quanto à Educação das Relações Étnicos- Raciais (Erer)
- Sala Sensorial Magia do Rotary contempla outras quatro escolas da Rede Municipal de Ensino
- Segunda chamada da regularização fundiária convoca moradores de Nova Santa Cruz e São José (Jacupemba)
- Bolsa Atleta 2026: edital é publicado com 21 vagas para esportistas
- Mulheres empreendedoras de Aracruz têm acesso a crédito com condições especiais até 31 de março
- Aracruz recebe Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo e reafirma referência em transparência e governança
- 11ª Chamada - Secretaria de Saúde (Farmácia Cidadã) - Edital 001/2025
- SAAE autoriza o início das obras de revitalização da ETE de Guaraná
- Dia D “Aracruz por Elas” reúne serviços de saúde, assistência e empreendedorismo para mulheres no sábado (14)
- 12ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025