Aracruz sedia a quarta etapa da Conferência Regional de Apicultura

Aconteceu nesta quinta-feira (14/02), no auditório do IFES, a quarta etapa da Conferência Regional de Apicultura dos municípios que compõem o território Centro Norte Capixaba. Trata-se de uma ação realizada pelo IBA – Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, com os apoios do Sistema Cooperativo – OCB-ES/Sescoop e das prefeituras municipais de São Mateus e Aracruz, além do Incaper e do Governo do Espírito Santo.
O evento contou com a presenças do prefeito Jones Cavaglieri, do Secretário de Agricultura, Renato Sobrinho, da Coordenadora da Câmara Técnica de Apicultura e Meliponicultura do Espírito Santo, Karina Nolasco e do professor do IFES e Coordenador do programa APISFRUTI, Ademar Polonini. Além dos apicultores do município que trocaram experiências e participaram de atividades técnicas.
Seu objetivo foi representar o diagnóstico da atividade de Apicultura nos territórios, servindo de base preparatória para a participação dos municípios no Congresso Estadual a ser realizado em 2019. Durante a abertura do evento, o prefeito Jones Cavaglieri deu as boas vindas a todos os participantes, falou da importância da cidade receber essa conferência e lembrou das conquistas da apicultura em Aracruz.
“É muito importante a nossa participação nessa conferência por dois motivos. O primeiro é que todos vocês poderão debater ideias e uma série de questões do ramo, que originará um documento para nossa presença no Congresso Estadual, podendo ele se tornar uma política pública. O outro ponto é a motivação que cada um aqui precisa continuar tendo. Já tivemos momentos muito importantes aqui. Em 2010 nossa Associação de Apicultores (Apiara) fez sua primeira exportação para o mercado Europeu”, lembra.
A Coordenadora da Câmara Técnica de Apicultura e Meliponicultura do Espírito Santo, Karina Nolasco explicou sobre os trabalhos da conferência. “Nós trabalhamos com as potencialidades e desafios da região, como a importância do território, da produção, do produto, da capacitação e da gestão. Queremos criar um plano de desenvolvimento estadual da apicultura”, ressalta.
O Coordenador do programa APISFRUTI, Ademar Polonin, apresentou aos apicultores um diagnóstico realizado que mostrou em gráficos as diferenças entre as características da apicultura nas regiões Sul/Caparaó, Centro Norte, Centro Serrano e Extremo Norte do estado do Espírito Santo. Como por exemplo, os vínculos com as organizações sociais, cujos comportamentos se diferenciam em cada região. Também foram apresentados os resultados do mapeamento apícola regional, as metodologias de trabalho da conferência e as deliberações sobre os eixos estratégicos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada