Prefeitura inicia manejo de restinga no litoral de Aracruz

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) iniciou o manejo da restinga no litoral do município. Santa Cruz foi a primeira localidade a receber o serviço. Já na Praia dos 15 os trabalhos de poda tiveram início na última semana.
“Em Santa Cruz foi feita a retirada de algumas espécies invasoras como o capim colonião. Na Praia dos 15, por ser uma vegetação mais densa, estamos realizando apenas o serviço de poda”, explicou o coordenador de arborização e paisagismo da Semam, Renan Giostri Campos.
De acordo com a Semam a intenção é que este serviço seja realizado em outras praias do município no decorrer dos meses. O secretário de meio ambiente, no entanto, esclarece que antes de realizar o manejo é necessário planejar a ação com cautela, já que se tratam de áreas protegidas por lei.
“Para realizar os trabalhos de manejo da restinga é preciso buscar autorização junto a alguns órgãos, como o Idaf e o ICMBio, já que boa parte da vegetação está localizada dentro da APA Costa das Algas. Para tanto, é necessário elaborar um estudo técnico. Este estudo é obrigatório e importante, pois, servirá como base para liberação dos órgãos competentes, para que os mesmos possam avaliar os impactos à função ecológica da restinga e à proteção de espécies ameaçadas de extinção”, disse Edgar Allan Martins.
A restinga
A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) explica que a restinga é uma vegetação importante e devidamente protegida no litoral de Aracruz. Além de abrigar diversas espécies de fauna e flora, o bioma também exerce um papel físico-ambiental, constituindo uma barreira para a ressaca do mar.
Além de auxiliar no controle da erosão das praias e na contenção do avanço de dunas, as restingas abrigam importantes espécies de animais, algumas em extinção, e também de plantas”, comentou o biólogo da PMA, Fabrício Rosa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada