Segunda etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Aracruz é apresentado

Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Habitação e Defesa Civil, realizou na última terça-feira (26) o Seminário de Apresentação do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Aracruz – PLHIS. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Jones Cavaglieri e também de várias lideranças.
O objetivo foi apresentar o produto final esperado da segunda etapa do PLHIS, que contém o relatório do diagnóstico da situação habitacional do município, com a participação de segmentos da sociedade civil organizada. Os profissionais responsáveis pela elaboração do Plano são os Arquitetos Urbanistas Ivana Souza Marques e Orlando Vinicius Rangel Nunes, os Geógrafos Fabrício Costa, André Luís Demuner Ramos e Marcus Vinicius Santorio, e a advogada Pollyana Bof, da Fundação São João Batista (FSJB).
De acordo com o Secretário de Habitação e Defesa Civil Luiz Fernando Meier, o PLHIS tem como objetivo o planejamento de ações para o enfrentamento das necessidades habitacionais existentes no Município, instrumento utilizado pelo Sistema Nacional de habitação.
"O plano também auxilia na criação de políticas habitacionais e minimização dos conflitos sociais; garantia do direito à habitação; regularização fundiária dos assentamentos precários, urbanização e desenvolvimento de programas de engenharia social nas regiões ocupadas, considerando o perfil do déficit habitacional e a demanda futura de moradia no Município de Aracruz."
O Prefeito Jones Cavaglieri destacou a importância do Plano, que por muito tempo ficou parado, mas que nessa gestão a intenção é que seja finalizado. “O PLHIS vai nos dar um norte para que nós possamos fazer os devidos investimentos e poder minimizar o sofrimento dessas pessoas que ainda vivem em locais que não foram contemplados com a pavimentação das ruas e com o saneamento básico”, disse o Prefeito.
O que é o PLHIS?
O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) é uma exigência da Lei nº 11.124, de 16 de junho de 2005, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS). O PLHIS deverá conter diagnóstico do setor habitacional, diretrizes, objetivos, linhas programáticas, fontes de recursos, metas e indicadores que expressem o entendimento dos governos locais e dos agentes sociais, a respeito do planejamento local do setor habitacional, e que definam um plano de ação para enfrentar seus principais problemas, especialmente no que se refere à habitação de interesse social.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada