Dia do Artesão: artistas preciosas e a diversidade cultural em Aracruz
A diversidade cultural do município de Aracruz revela preciosidades nas artes e, se falando em artesanato, são as mulheres que ocupam o topo das produções. Elas estão nas aldeias indígenas, no campo e no litoral, sempre produzindo objetos que são verdadeiras obras de arte.
Esta terça-feira (19), é comemorado o Dia do Artesão, visto como uma data importante para homenagear este segmento cultural do município que, de acordo com o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, merece todo prestígio.
“Aracruz se destaca a nível estadual para apresentar a maior diversidade no artesanato, pois, além de Associações e Grupos de Artesãos, tem o artesanato indígena e todos se destacam pela beleza, originalidade e qualidade”, disse Cavaglieri.
No município o artesanato está sempre em busca de elementos naturais para desenvolver suas peças originadas do barro, couro, pedra, folhas, ramos secos e até madeira reaproveitada. “Normalmente os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de suas próprias casas ou em pequenas oficinas. São técnicas centenárias, muitas vezes passadas de geração em geração e que, sem dúvidas, constituem nossa diversidade cultural”, explica a secretária de turismo e cultural, Flávia Cândida.
Além das técnicas que encantam pela delicadeza, o artesanato é um forte setor econômico que está em ascensão em todo Brasil. “Nós parabenizamos todos e todas que através das habilidades de suas mãos fazem surgir peças que conquistam as pessoas e promovem uma ampla inclusão produtiva”, destaca o prefeito Jones Cavaglieri.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada