O ofício de artesãs e artesãos em debate na Secretaria de Turismo e Cultura
No final da tarde da última terça-feira (19) artesãs e artesãos ocuparam o pátio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR) para celebrar e debater sobre o artesanato Aracruzense. O encontro foi pensado com objetivo de homenagear esses profissionais das artes na data em que é lembrada como Dia do Artesão. O Prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, representantes do governo estadual e servidores da SEMTUR estiveram presentes.
“Nós parabenizamos todos e todas que através das habilidades de suas mãos fazem surgir peças que conquistam as pessoas e promovem uma ampla inclusão produtiva”, disse Cavaglieri.
Já a gerente de cultura da SEMTUR fez um breve panorama do desenvolvimento histórico do artesanato que, de acordo com ela, passou de uma atividade de bem estar e utilidade para um ofício econômico e de grande importância na sociedade contemporânea. “Nos últimos tempos o artesanato passou a ser visto como empreendedorismo e fonte de renda, e acredito que muitos desses profissionais sustentam suas famílias com esse trabalho que, aqui em Aracruz, se destaca principalmente pela diversidade cultural”, explicou Mônica Pimentel.
Representando o Governo do Estado, Sônia Damasceno, coordenadora do Artesanato Capixaba na Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), aproveitou a oportunidade para apresentar objetivos da autarquia, além de uma mensagem positiva para o público presente. “Esperamos bons projetos, emendas e investimento para os próximos anos”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo