Prefeitura de Aracruz participa de encontro do Programa Formação pela Escola (PFE)
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz, a convite da Coordenação do Programa Formação pela Escola (PFE) no Espírito Santo, participou na manhã desta segunda-feira (25/03), no Centro de Formação de Professores, na Serra, de um encontro presencial do Módulo, para explanar aos tutores e multiplicadores dos polos do PFE no estado, as funcionalidades do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).
A explanação ficou por conta do Coordenador de Parcerias Externas da SEMED, Gabriel Cruz Viana, que relatou sua experiência, enquanto responsável pela alimentação do SIOPE. "Sua alimentação é realizada em conjunto com a Secretaria de Finanças e com a Gerência de Recursos Humanos. Ele faz o cruzamento dos dados com outros sistemas informatizados, como o Censo Escolar, o CAUC (requisito para recebimento de transferências voluntárias como emendas e convênios), além da base de dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia, antigo Ministério da Fazenda”, explica.
Gabriel ainda comentou que o SIOPE requer uma atualização constante, e falou sobre a oportunidade em participar do encontro. “Estamos falando de um sistema que utiliza dados e conceitos específicos da Contabilidade Pública, o que requer do servidor que o alimenta, uma constante atualização. Foi gratificante essa formação com os colegas da área da educação, pois esta foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e também de conhecer a realidade dos outros municípios", destaca.
O Programa Formação pela Escola
O FPE é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Ele é destinado aos cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação – CMM; Conselho Escolar – CE; Conselho de Alimentação Escolar – CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – CACS/Fundeb) que atuem no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Ação Cidadã: iniciativa promove atendimento e garantia de direitos para pessoas em situação de rua em Aracruz
- 27ª Expo Aracruz: Comunicado
- Novo espaço da Subsecretaria de Gestão de Pessoas fortalece atendimento e valoriza servidores municipais
- BNCC da Computação é oficialmente implementada na Rede Municipal de Ensino
- Semurb intensifica revitalização da sinalização horizontal
- Dia dos Avós é comemorado com muita vivência e propostas artísticas no Cmei Criança Feliz
- Orientações para o atendimento de estudantes com seletividade alimentar no âmbito do PNAE e obesidade infantil ganham destaque na 6ª Formação do Programa Saúde na Escola (PSE)
- Semam torna público Prorrogação e Retificação do Edital Nº 002/2026 do Conselho Deliberativo da RDSM
- 27ª Expo Aracruz: Prefeitura lança Edital para patrocinadores e expositores
- Dupla Ramon e Rafael é atração confirmada no Dia do Cristão Católico em Aracruz