Alunos do 5º ano A da EMEF Coqueiral promovem sua 1ª Sessão Oficial do Clube de Leitura “Empoderamento Literário”

Na manhã desta quinta-feira (28/03) o Grupo de Mobilização da Parceria pela Valorização da Educação (PVE) esteve presente na EMEF Coqueiral para a 1ª Sessão Oficial do Clube de Leitura intitulado “Empoderamento Literário”. O Clube de Leitura é um projeto de incentivo à prática e à promoção do prazer pela leitura que envolve alunos do 5º ano A.
A professora Ariela André Lacerda, que está à frente do projeto, explicou como ele surgiu. “O nosso Clube foi instituído exatamente há um mês atrás, no dia 28 de fevereiro, quando fizemos uma organização politica para estruturá-lo com uma votação que definiu seu nome “Empoderamento Literário”, e quem representaria a turma do 5º ano A, com os cargos de Presidente e Secretário. No dia da eleição, cada aluno teve dois minutos de fala para justificar porque deveria ocupar tal cargo”.
![]() |
![]() |
![]() |
Ainda de acordo com Ariela, ela mesma escolhe o material a ser distribuído com um tema direcionado, e os alunos fazem a organização. “Nessa nossa primeira sessão por exemplo, trabalhei com o tema “Sono”, usando o livro “Dorme, Menino, Dorme”, da autora Laura Herrera. Após direcionar o tema, os alunos se organizam e definem também por sorteio quem levaria o livro para a casa para a praticar a leitura. Já na escola é feita a apresentação, momento este em que eu faço as observações e os oriento quanto à pronuncia das palavras, a acentuação, a pontuação, promovendo assim a oralidade escrita e a leitura”, ressalta.
![]() |
![]() |
Biblioteca Livre
Na ocasião também foi apresentado aos alunos a “Biblioteca Livre”, um projeto criado por moradores voluntários de Coqueiral, um coletivo cultural formado por pessoas que tem em comum a paixão pelos livros e pelo bairro. Atualmente o projeto é apoiado pela AMOC, o 19º Grupo Escoteiro Coqueiral e a Suzano, que cedeu o espaço na Oficina de Artes.
Seu objetivo é viabilizar uma biblioteca livre, comunitária e gratuita, tanto para os moradores de Coqueiral e região, quanto para os estudantes. “A gente criou um elo com a comunidade escolar para divulgar nosso espaço como polo de desenvolvimento cultural da Orla de Aracruz. A pessoa pode levar o livro para a casa e depois devolvê-lo. Também fazemos doações de livros para as escolas”, explica Priscila, uma das voluntárias do projeto.
A Biblioteca Livre funciona em ponto fixo na Sala1 da Oficina de Artes. Ela funciona às segundas e quintas, das 14h às 17:30h. Não há necessidade de se fazer um cadastro nem registro. Basta escolher o livro, levá-lo e depois devolver. Qualquer pessoa pode deixar a sua doação de livros na caixa de doações na Oficina de Artes. Ou, então entrar em contato pelo número 98834-7185.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental