Artesãos lotam Câmara Municipal em palestra realizada pela Prefeitura de Aracruz

Artesãos aracruzenses estiveram juntos na manhã desta terça-feira (04) para acompanhar a palestra sobre a nova Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. O evento aconteceu na Câmara Municipal e foi uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES).
Quase 300 pessoas que desenvolvem trabalhos artesanais no município estiveram presentes. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida, o objetivo foi reunir artesãos que atuam em territórios diferentes e envolvê-los numa conversa que estimule a produção e empreendedorismo. “Esse evento, além de instruir novos artesãos, teve o intuito de explicar o que está acontecendo com o artesanato em nível nacional e também ressaltar a importância desse trabalho para o desenvolvimento econômico-social do município”, disse.
A palestra foi conduzida pela Coordenadora Estadual do Artesanato, Sônia Clea Damasceno, que explicou sobre o histórico de produção no Brasil. Segundo ela, apesar das transformações ao longo dos últimos anos, o fazer com as mãos continua sendo a principal característica do artesanato, sendo que em Aracruz este fato se destaca principalmente pela presença de povos Tupiniquim e Guarani, que ainda mantêm tradições na forma de trabalho e renda.
“O artesanato de Aracruz é muito rico, principalmente no que tange as comunidades indígenas. É um município bem atípico, com grandes aldeias, por isso esse fluxo de artesãos é maior. Não encontramos isso em outras regiões como encontramos tão forte aqui e isso é muito bom, porque enriquece nossa cultura e faz com que o artesanato cresça principalmente nessa tipologia”, explicou a Coordenadora Estadual do Artesanato.
Mais de 500 artesãos
Um levantamento feito a partir do cadastro de artesãos na Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico, Social e Defesa Ambiental (ANDESA) constatou que no município de Aracruz cerca de 540 pessoas trabalham com artesanato.
“Nós ficamos surpreendidos com o levantamento que foi feito, pois identificamos artesãos de todo o seguimento. Pessoas que desenvolvem trabalhos incríveis aqui no município e que precisam se reunir para estimular ainda mais o trabalho”, comentou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
Clique aqui para ver a galeria de fotos completa
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental