Aracruz realiza a 4ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez (CIMEX)

O município de Aracruz vem fortalecendo cada vez mais suas ações de aprendizagem no xadrez. A EMEF Ezequiel Fraga Rocha sediou neste último sábado (15/06), das 8h às 12h, a 4ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez, um campeonato que abraça não só as escolas da Rede Municipal de Ensino, mas também as particulares e públicas estaduais e federais.
As disputas deste sábado atraíram cerca de 140 alunos de dez escolas, entre elas Ezequiel, CAIC, Mizael Pinto Netto, CELL, IFES, SESC, SESI, dentre outras, nas categorias sub-8, sub-10, sub-13 e OPEN, que conta com a presença de jogares de qualquer idade e outras cidades. Familiares também compareceram para torcer para seus filhos, que são premiados em cada etapa do circuito, disputado por pontos corridos.
O evento contou com a participação do presidente da FESX - Federação Espírito Santense de Xadrez, Lindomar Tonini, que é árbitro na modalidade e trabalha para o COB - Comitê Olímpico Brasileiro desde 2010. Também arbitra as etapas nacionais dos Jogos Escolares e de diversos outros torneios pelo Brasil. Ele, que arbitrará no Torneio Continental 2019, entre os dias 5 e 13 de julho, falou das ações de xadrez em Aracruz. “Eu já atuo na arbitragem de xadrez daqui há 3 anos. O município possui um excelente trabalho, envolvendo todas as escolas, seja pública ou privada. Trabalho este que é referência em todo o Estado. A Federação apoia o Xadrez de Aracruz e está muito feliz com as ações da pessoa do professor Alessandro Camporez e seus parceiros”, ressalta.
O professor Alessandro Camporez já desenvolve esse trabalho com estudantes do ensino fundamental em Aracruz há 18 anos. Ele falou do desempenho dos alunos e da participação da família nessa quarta etapa. “A etapa foi cumprida com sucesso e com um excelente apoio e participação dos pais. Eles puderam observar e conhecer vários aspectos positivos que a arte do Xadrez proporciona. Nossa V Etapa acontecerá no dia 31 de Agosto, no Shopping Oriundi”, destacou.
Referência
O município de Aracruz é referência em Xadrez. Alunos já são medalhistas no Jogos Escolares do Espírito Santo (JOEMA) e com participações em Olimpíada Nacional. A prefeitura vem investindo cada vez mais nessa prática pedagógica, tanto com os próprios alunos, quanto com os professores.
Já foram realizadas inclusive formações de xadrez com os professores das escolas municipais, que utilizam os conhecimentos adquiridos para aprimorar a prática do ensino de suas disciplinas. Essa formação conta com uma didática voltada para principiantes, apresentando os componentes do jogo como as peças, suas distribuições e o tabuleiro.
CLIQUE AQUI e confira a classificação dos alunos
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Formação sobre Laboratórios de Matemática promove inovação nas escolas da Rede Municipal de Aracruz
- Clique aqui e confira agora mesmo!
- Assinatura do Programa Gênesis marca novo capítulo para inovação e startups para Aracruz
- Educação promove o 1º Encontro Formativo para pedagogos em 2025
- Secretaria de Educação celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
- Aracruz faz parte do eixo Regional Central Turístico