Nova temporada do Escola no Manguezal leva 13 turmas para aulas ao ar livre
Quase 400 alunos da Rede Municipal de Ensino vão participar da nova temporada do projeto Escola no Manguezal, a partir do dia 23 de julho. Ao todo 8 escolas e 13 turmas do Ensino Fundamental vão ter aulas ao ar livre na Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), em Santa Cruz. O lugar é uma área de reserva da Mata Atlântica e atua transmitindo saberes da ecologia na perspectiva do patrono da ecologia brasileira.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) o objetivo é que os alunos vejam e percebam a importância do manguezal para a vida humana e também para outros seres vivos que vivem por ali. “A ideia é que elas conheçam melhor nosso manguezal; as proibições e os períodos de defeso e andada, e também como preservar. Além disso, o mais importante é que elas saibam que os tiradores de caranguejo são valorizados e como atuam de forma sustentável para manter o equilíbrio da natureza”, explica o guarda florestal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Ronie Gonçalves.
Ecologia e cidadania
O Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. O projeto é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir no mundo.
“As aulas têm uma didática diferenciada, visando instigar o pensamento lógico e crítico a respeito do meio, buscando sempre despertar a consciência ambiental dos estudantes”, explicou o ambientalista Gabriel Ruschi, diretor da EBMAR.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 5ª Etapa do Cimex: estudantes reforçam táticas visando os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Segurança Pública: Aracruz recebe totens com monitoramento e botão do usuário
- Da lei à prática: II Seminário de Educação Especial Inclusiva debate os caminhos para uma educação sem barreiras
- Aracruz recebe Caravana Sesc com ações gratuitas de saúde, assistência e lazer
- Prefeitura promove Seminário Municipal de Saúde Mental e reforça compromisso com o cuidado
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 003/2026 - ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO
- 26ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- Formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2026 se iniciam com muita empolgação e com grande presença das famílias
- Aracruz lança 1º Concurso de Qualidade do Café Conilon para valorizar produção sustentável
- 8ª CONVOCAÇÃO - EDITAL SEMDS Nº 001/2026