Nova temporada do Escola no Manguezal leva 13 turmas para aulas ao ar livre
Quase 400 alunos da Rede Municipal de Ensino vão participar da nova temporada do projeto Escola no Manguezal, a partir do dia 23 de julho. Ao todo 8 escolas e 13 turmas do Ensino Fundamental vão ter aulas ao ar livre na Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), em Santa Cruz. O lugar é uma área de reserva da Mata Atlântica e atua transmitindo saberes da ecologia na perspectiva do patrono da ecologia brasileira.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) o objetivo é que os alunos vejam e percebam a importância do manguezal para a vida humana e também para outros seres vivos que vivem por ali. “A ideia é que elas conheçam melhor nosso manguezal; as proibições e os períodos de defeso e andada, e também como preservar. Além disso, o mais importante é que elas saibam que os tiradores de caranguejo são valorizados e como atuam de forma sustentável para manter o equilíbrio da natureza”, explica o guarda florestal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Ronie Gonçalves.
Ecologia e cidadania
O Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. O projeto é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir no mundo.
“As aulas têm uma didática diferenciada, visando instigar o pensamento lógico e crítico a respeito do meio, buscando sempre despertar a consciência ambiental dos estudantes”, explicou o ambientalista Gabriel Ruschi, diretor da EBMAR.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo