Nova temporada: primeira aula do Escola no Manguezal é na próxima terça
Quase 400 alunos da Rede Municipal de Ensino vão participar da nova temporada do projeto Escola no Manguezal. A primeira aula acontece nesta terça-feira (23/07), a partir das 13h30, com os alunos do 7º ano da CMEB Esther Nascimento Santos, de Santa Rosa.
Ao todo 8 escolas e 13 turmas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino vão ter aulas ao ar livre na Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), em Santa Cruz. O lugar é uma área de reserva da Mata Atlântica e atua transmitindo saberes da ecologia na perspectiva do patrono da ecologia brasileira, Augusto Ruschi.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) o objetivo é que os alunos vejam e percebam a importância do manguezal para a vida humana e também para outros seres vivos que vivem por ali. “A ideia é que elas conheçam melhor nosso manguezal; as proibições e os períodos de defeso e andada, e também como preservar. Além disso, o mais importante é que elas saibam que os tiradores de caranguejo são valorizados e como atuam de forma sustentável para manter o equilíbrio da natureza”, explica o guarda florestal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Ronie Gonçalves.
Ecologia e cidadania
O Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. O projeto é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir no mundo.
“As aulas têm uma didática diferenciada, visando instigar o pensamento lógico e crítico a respeito do meio, buscando sempre despertar a consciência ambiental dos estudantes”, explicou o ambientalista Gabriel Ruschi, diretor da EBMAR.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dia dos Avós é comemorado com muita vivência e propostas artísticas no Cmei Criança Feliz
- Orientações para o atendimento de estudantes com seletividade alimentar no âmbito do PNAE e obesidade infantil ganham destaque na 6ª Formação do Programa Saúde na Escola (PSE)
- Semam torna público Prorrogação e Retificação do Edital Nº 002/2026 do Conselho Deliberativo da RDSM
- 27ª Expo Aracruz: Prefeitura lança Edital para patrocinadores e expositores
- Dupla Ramon e Rafael é atração confirmada no Dia do Cristão Católico em Aracruz
- Prefeitura abre inscrições para a Feirinha na segunda-feira
- 29ª Convocação - Edital Semed n.º 002/2025
- 5ª e 6ª Convocação: Edital n.º 002/2026 - SAÚDE
- Aracruz institui o Dia Municipal da Mulher Negra no calendário oficial
- 2.866 quilômetros de estradas rurais são recuperados no primeiro semestre