Terceira etapa do PHLIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social é apresentada

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Habitação e Defesa Civil (Sehab), realizou na última terça-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal, a Audiência Pública para apresentação da Etapa 3 do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS – Estratégias do Plano de Ação. O evento contou com a participação do prefeito Jones Cavaglieri, secretários municipais e sociedade civil.
As três partes do PLHIS agora foram concluídas após a finalização da audiência pública. Primeiramente foi realizada a metodologia do trabalho, o diagnóstico habitacional, e a terceira etapa, que tratou dos apontamentos de Estratégias de Ações capazes de trazer respostas às demandas habitacionais evidenciadas em Aracruz. As Estratégias de Ações são os caminhos previamente planejados que vão nortear as decisões governamentais no desenvolvimento de projetos habitacionais, na alocação e aplicação de recursos, na definição e na revisão dos marcos regulatórios e legais.
O Secretário de Habitação e Defesa Civil, Luiz Fernando Meier, explicou que concluir o PLHIS foi uma determinação do prefeito Jones Cavaglieri, para que o planejamento de ações para o enfrentamento das necessidades habitacionais existentes no Município possa ser feito, com o objetivo de sanar os problemas ainda existentes.
“A prefeitura, Fundação São João Batista e a comissão que foi formada, trabalharam juntos nesse projeto. O plano vai promover a regularização fundiária dos assentamentos precários, urbanização e desenvolvimento de programas de engenharia social nas regiões ocupadas, considerando o perfil do déficit habitacional e a demanda futura de moradia em Aracruz”, disse.
O prefeito Jones Cavaglieri destaca que como gestor público, é necessário buscar muitas vezes o que não tem, e que são através de projetos organizados, como o PLHIS, que os recursos chegam para ajudar o município e melhorar a qualidade de vida da população.
“Isso é uma vitória, porque só se consegue acessar os recursos se você estiver, de fato, organizado. Quando nós percebemos que as coisas estavam fugindo do controle, vimos que era necessário criar condições para cuidar do povo. É um sonho realizado ter em Aracruz algo que nós vamos fazer tornar lei, e a possibilidade de dar segmento ao trabalho e olhar para aqueles que mais precisam”, frisou o prefeito.
Apresentação
Os profissionais responsáveis pela elaboração do Plano são os Arquitetos Urbanistas Ivana Souza Marques e Orlando Vinicius Rangel Nunes, os Geógrafos Fabrício Costa, André Luís Demuner Ramos e Marcus Vinicius Santorio, e a advogada Pollyana Bof, da Fundação São João Batista (FSJB).
O arquiteto e urbanista Orlando Vinicius Rangel Nunes foi o responsável pela apresentação da Terceira Etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Primeiramente, foi feita uma breve explicação das duas primeiras etapas do projeto. Logo após, foram apresentadas às estratégias de ação que serão realizadas durante o andamento do Plano.
O arquiteto apresentou o projeto “Habita Aracruz”, que tem como objetivo, até o ano de 2030, resolver todas as questões envolvendo o déficit habitacional do município. “Durante o recolhimento dos dados, podemos perceber que Aracruz possui problemas de uma cidade grande. Então porque não pensar de forma estratégica, já pensando no futuro e no desenvolvimento do município, para criar ações de controle”, indagou Orlando.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito