Aracruz marca presença no lançamento do Programa Agenda Mulher e do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres
O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Rosilene Filipe dos Santos Matos e da presidente da Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico, Social e Defesa Ambiental (ANDESA), Vanessa Gonçalves, compareceu na tarde desta quinta-feira(29), no Salão São Tiago - Palácio Anchieta, para a cerimônia de lançamento do Programa Agenda Mulher e do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. O evento contou ainda com as presenças do Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, sua Vice-Governadoria Jaqueline Moraes e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Nara Borgo.
O Agenda Mulher é um programa para dar visibilidade às mulheres por meio do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos, desde formações e qualificações diversificadas, até o empreendedorismo emocional, que se dá pelo processo de autoconhecimento. O programa também aborda temas transversais de investimento na inovação e em ações que proporcionem igualdade de oportunidade entre homens e mulheres.
Jones Cavaglieri falou como esse programa e o plano estadual podem contribuir para que as mulheres sejam representadas com igualdade na economia do município. “O programa e o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher vêm de encontro ao seu empoderamento, e os segmentos que hoje já trabalham com a mulher, eles serão ainda mais valorizados e incentivados. Isso refletirá na nossa comunidade, porque já temos aqui vários movimentos voltados a elas, trazendo mais tranquilidade para seu trabalho e respeito”, disse.
Já a Secretária Rosilene destacou o que esse programa representa. “Com a implantação do Programa Agenda da Mulher e do Plano Estadual de Políticas, isso representa um marco histórico de fortalecimento dessas políticas públicas para buscar o respeito, a igualdade e o empoderamento que cada uma merece”, ressaltou.
Esse programa vem para englobar projetos inter-relacionados, em parceria com diversas secretarias de Estado, como o “Agenda Mulher Itinerante”, com foco nas dez microrregiões do Espírito Santo e em parceria com as prefeituras. Já são várias as ações desenvolvidas, antes mesmo do lançamento do Programa, com mais de 500 mulheres capacitadas.
Com o Agenda Mulher, o público feminino de todo o Estado terá a vantagem de direcionar seus interesses a profissionais com boa qualificação e a fazer cursos com a perspectiva de empreender, individual ou coletivamente. O programa é uma iniciativa da Vice-Governadoria, em ações integradas com os seguintes parceiros: Secretaria de Estado de Economia e Planejamento; Secretaria de Estado de Direitos Humanos; Escola de Governo; Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional; Secretaria de Estado da Educação; Instituto das Pretas; Instituto Rede Mulher Empreendedora; OAB/ES; Fundação Telefônica; e Centro de Educação e Desenvolvimento Social. O programa Agenda Mulher terá como base o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento