Produtores rurais de Aracruz que participaram do concurso “Inovação do Campo” se reúnem em encontro
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag) e em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou nesta sexta-feira (30), na sede da secretaria, um encontro com os representantes das 24 famílias aracruzenses que participaram do concurso “Inovação no Campo”, que premia produtores rurais do município no quesito sustentabilidade.
O secretário de agricultura, Renato Sobrinho, abriu o encontro ressaltando a importância de receber os produtores para o encontro. “Essa parceria entre o Governo Municipal, e estar perto dessa troca de experiências com os produtores é essencial. Após a conclusão do segundo ano de concurso, podemos perceber muitas melhorias em todas as propriedades participantes”, disse o secretário.
Para o engenheiro Agrônomo do Incaper, Almir Vianna, o diferencial do concurso é que ele leva em consideração os aspectos da vida do homem do campo, e que o importante é conseguir levar para esses produtores o bem estar, e não apenas trabalhar e ganhar dinheiro. Ele também destacou o crescimento do grupo em relação ao ano passado, todos pensando na sustentabilidade.
“É produzir, lógico, com lucro, mas também dar uma condição de vida satisfatória para a família se manter na roça. É preservar o nosso patrimônio maior, que é o meio ambiente, a propriedade, a terra, a água. Em relação ao ano passado, houve uma evolução significativa em relação ao avanço da resolução de problemas. Produtores que detectaram em 2018 aonde precisavam melhorar nos aspectos sociais, ambientais ou econômicas, já estão trabalhando em cima disso”, disse.
O prefeito Jones Cavaglieri destacou a realização do concurso e a importância que isso traz para o município. “O concurso estimula os nossos produtores a pensarem soluções que trazem melhorias para as propriedades. Com o reconhecimento dado a eles, é possível perceber que o governo está trabalhando e investindo nessa área que traz resultados satisfatórios para o município”, disse Jones.
Objetivo
O objetivo do encontro foi fazer, junto com os produtores rurais, uma avaliação de todo o trabalho feito em suas determinadas propriedades. Além disso, oferecer uma troca de experiências entre os participantes sobre o levantamento estatístico dos pontos positivos e negativos das propriedades, a fim de levantar sugestões de como podem melhorar nos aspectos ambiental, social e econômico de suas propriedades e também do município.
A justificativa para a criação do concurso foi mostrar que existe no município produtores que vem inovando no campo, a importância de que as inovações tecnológicas e sustentáveis sejam socializadas a todos. Além disso, que é justo que estes produtores sejam reconhecidos e destacados para que possam influenciar positivamente outros.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Murais desenvolvidos por estudantes da Ezequiel Fraga Rocha transformam a escola em um espaço vivo, cheio de histórias, descobertas e pertencimento
- Prefeitura de Aracruz inaugura espaço ao atendimento às pessoas egressas do sistema prisional
- Inscrições abertas para o processo seletivo que vai contratar até 60 guarda-vidas
- Prefeitura disponibiliza formulário de inscrição para o I Seminário do Fórum Municipal de Educação de Aracruz (FME)
- Amizade e respeito ganham o tom na 9ª etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)
- Aracruz fortalece governança do Corredor de Biodiversidade com participação de representantes dos Países Baixos
- Prefeitura de Aracruz intensifica fiscalização e começa multar descarte irregular de lixo
- 2ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal de Educação promove debate sobre avanços, gargalos estruturais e desafios da política educacional de Aracruz
- Projeto Cultivando Amigos: escola e família vivem noite especial e de construção de vínculos
- Aracruz compartilha experiências no XXXV Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales)