Projeto que troca livros usados por novos chega a Aracruz no dia 14 de setembro

Já pensou em entregar um livro usado e receber um livro novo? O projeto “A incrível Maquina de Livros” chega a Aracruz nos dias 14,15 e 16 de setembro. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura (Semtur) e Educação (Semed), e com patrocínio da Suzano.
Durante os três dias de evento, que vai acontecer na Praça da Paz, às 10h, alunos de escolas municipais estarão presentes para prestigiar a vinda do projeto para o município. A expectativa é que mais de 500 livros sejam trocados por cada dia de ação, com o objetivo de promover a leitura e o desenvolvimento cultural em Aracruz com uma ação inédita e inovadora em prol da cultura.
O projeto é apoiado pela Câmara Brasileira do Livro e pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, incentivando a leitura para a comunidade de forma lúdica e totalmente gratuita. Na primeira temporada, em 2018, foram 15 mil quilômetros rodados por todo país e mais de 40 mil livros trocados, sendo 70 mil pessoas impactadas diretamente.
A secretária de Turismo e Cultura (Semtur), Flavia Cândida, falou sobre o que significa receber no município um evento tão importante como esse. “Esse é mais um projeto nacional que vamos receber em Aracruz. Os alunos vão ficar encantados com a máquina, não tenho dúvidas. É essencial incentivar a leitura para essas crianças, e da forma que o projeto faz é ainda melhor”, destacou a secretária.
O prefeito Jones Cavaglieri ressaltou que a leitura é uma ferramenta de educação poderosa e que precisa desse incentivo. “O projeto vai mostrar a importância da leitura de outra forma, o que acaba se tornando motivo de curiosidade para as crianças. Mais uma iniciativa que vai levar para os nossos alunos um conteúdo muito importante”, disse o prefeito.
Como funciona?
Primeiro passo: Coloca-se um livro usado dentro da máquina
Segundo passo: Aperta-se o botão indicado. Neste momento, ouve-se um som emitido pela máquina, transformando o livro colocado em outro livro.
Terceiro passo: Pronto! Como em um toque de mágica, surge um novo livro pronto para ser lido.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)