Semde reúne empresariado e poder público para discutir o desenvolvimento de Aracruz

Publicado em: 26 de julho de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Semde reúne empresariado e poder público para discutir o desenvolvimento de Aracruz

Aumento de emprego e renda. Esta é a realidade de Aracruz. O município está em pleno desenvolvimento com a atração de grandes empreendimentos se instalando na cidade. Com este novo cenário a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) em parceria com AMEAR (Associação Movimento Empresarial de Aracruz e região) CDL, Findes e o PDF-ES (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Espírito Santo) promoveram essa manhã (dia 26), no auditório do CISA, a segunda reunião de avaliação da participação local nos empreendimentos.

Para o secretário da Semde, Divaldo Crevelin, essas reuniões continuam sendo muito positivas. “Temos conseguido bons resultados para a população aracruzense. Precisamos transformar estes empreendimentos em desenvolvimento sustentável. Cada um aqui deve dar sua parcela de contribuição, estando inserido neste novo contexto e realizando bons negócios”. O representante da Petrobras, Valmir Grillo, explicou que todos os fornecedores tem que ser aprovados pela Petrobras. “A aprovação dos prestadores de serviços e da mão-de-obra é uma norma de todas as unidades da Petrobras. As empresas devem melhorar seus processos e a comunidade deve se capacitar para atender o empreendimento”.

De acordo com o consultor do PDF, Durval Vieira de Freitas, estes encontros visam contribuir com a geração de emprego e renda no município, desenvolver os fornecedores locais e fortalecer o ambiente de negócios. Freitas explicou ainda como é o trabalho do PDF. “Trabalhamos com a seguinte metodologia: capacitação de empresários, trabalhadores e certificação de empresas; promoção de fornecedores e entidades de classe, diagnósticos, informativo mensal e site; assessoria de negócios através de visitas e viagens técnicas, oficinas de planejamento, palestras, seminários e encontros de negócios”.

Freitas mostrou dados da contratação para o TABR. “Foram contratados pela Carioca Engenharia 400 fornecedores e pela Mendes Júnior 280 empresas capixabas micro e pequenas”. Sobre as metas 2010/2011 e objetivos da reunião de avaliação, Freitas destacou que pretende atingir 45% do valor dos projetos implantados no Espírito Santo. “Temos que ter competência para não permitir que se importe de outros estados ou países o que pode ser feito pelas empresas e profissionais locais”.

Segundo Crevelin, a prefeitura de Aracruz realiza estes encontros visando criar oportunidades aos fornecedores locais para divulgar seus serviços e produtos aos grandes investidores. “Estamos fazendo nossa parte, mas é necessário a participação mais ativa dos fornecedores. Vocês tem que lutar para atender a demanda . É necessário se qualificar e se preparar para atender. Vocês tem que buscar cada vez mais aperfeiçoamento para serem inseridos no contexto. Espero que cada um seja multiplicador deste processo”. Após a apresentação do PDF a contratada da Petrobras, Mendes Júnior, apresentou os resultados alcançados com a participação dos trabalhadores e empresas locais no projeto Terminal Aquaviário Barra do Riacho (TABR) e falou sobre as oportunidades para obra nos próximos noventa dias.

CONHEÇA OS RESULTADOS:

% COMPRAS NO ES

15% - 27,16 milhões

% SERVIÇOS NO ES

19% Aracruzense16% ES

% SERVIÇOS E COMPRAS NO ES

9% Aracruz

16% ES

PARTICIPAÇÃO GERAL – INVESTIMENTOS – ATUAL (R$)

256,9 milhões – total de investimentos

Compras de materiais – Aracruz, 9,2 milhões – 5%

Serviços – Aracruz – 14,9 milhões – 19%

PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES CAPIXABAS

52% Aracruz

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / agiacomin@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: