Alunos da Emef Luiza Silvina lançam livro de matemática
.jpeg)
Uma noite de autógrafos nesta quinta-feira (12) marcou o lançamento do livro Escritores Mirins da Matemática. Os autores são alunos do sexto ano C, da Emef Luiza Silvina Rebuzi. Ao todo 39 adolescentes participaram da construção desta obra, que é motivo de orgulho para a escola.
“Foi um trabalho muito importante para a aprendizagem dos alunos e também para a valorização da matemática, que é uma disciplina desafiadora. Chegar ao ponto de uma publicação com tudo que fizeram é muito gratificante. Esse é um exemplo do que é possível fazer, apesar das diversidades”, comentou a diretora da escola, Débora Amorim Gomes.
O livro é um compilado de atividades e trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante o 1º e 2º trimestre deste ano. A proposta foi aprender enquanto se construía conhecimento. Desta forma, os alunos se tornaram sujeitos na produção de saberes, ajudando a tecer o livro de forma coletiva. “Esse livro foi construído em mão dupla: entre professores e alunos. Todos os trabalhos foram validados e remontados, sendo que alguns são inéditos. Com essa metodologia estimulamos os alunos a desenvolverem o conhecimento, mas sempre em conformidade com o Plano de Ensino da Secretaria de Educação”, relata o professor de matemática, Arismar Maneia, que é o idealizador do projeto.
O livro também é visto como um suporte pedagógico para o ensino da matemática, já que se trata de uma construção coletiva e participativa. A secretária de Educação do município opina sobre o assunto: “O livro nasceu na sala de aula, mas também pode ser utilizado por outras pessoas. O processo de criação envolveu alunos e professores e, além de contribuir no desenvolvimento do raciocínio lógico, também trabalha o empoderamento dos alunos, que passam a se ver como protagonistas dessa história”, disse Ilza Rodrigues.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"