Idosos do CCI esbanjam saúde e disposição no voleibol
Três vezes por semana a terceira idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI) se reúne para jogar voleibol, esbanjando saúde e disposição. As aulas são acompanhadas por profissionais especializados que dão toda atenção necessária para manter a terceira idade segura durante a prática do esporte. O serviço é oferecido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds).
A educadora física do CCI, Schaiani dos Santos, explica que o voleibol adaptado para a terceira idade atualmente é um dos esportes mais praticados entre pessoas idosas, por ser um jogo coletivo e de pouco contato físico entre os participantes. “O vôlei ajuda a prevenir problemas de saúde relacionados a flexibilidade, agilidade e doenças cardiovasculares. Oferece também menor grau de possibilidade de lesão pelo praticante, além de contribuir efetivamente com o serviço de fortalecimento de vínculos e na sociabilidade dos envolvidos”, acrescenta.
Além dos benefícios, o esporte é um grande aliado para romper com questões construídas historicamente em relação ao processo de envelhecimento e “inutilidade” do idoso, entendendo a velhice não como um conjunto progressivo de perdas, mas como um processo natural de mudanças físicas, sensoriais, de crescimento e aprendizagem.
Conheça o CCI
Fundado em agosto de 2009, o Centro de Convivência do Idoso é um espaço público da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) que desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para população do município de Aracruz com idade igual e/ou superior a 60 anos.
O objetivo é desenvolver atividades que ajudam a promover um envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e sociabilidade, no fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário. O CCI também atua na prevenção de situações de risco social por meio de intervenções pautadas nas características, interesses e demandas da faixa etária, considerando que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento