Idosos do CCI esbanjam saúde e disposição no voleibol
Três vezes por semana a terceira idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI) se reúne para jogar voleibol, esbanjando saúde e disposição. As aulas são acompanhadas por profissionais especializados que dão toda atenção necessária para manter a terceira idade segura durante a prática do esporte. O serviço é oferecido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds).
A educadora física do CCI, Schaiani dos Santos, explica que o voleibol adaptado para a terceira idade atualmente é um dos esportes mais praticados entre pessoas idosas, por ser um jogo coletivo e de pouco contato físico entre os participantes. “O vôlei ajuda a prevenir problemas de saúde relacionados a flexibilidade, agilidade e doenças cardiovasculares. Oferece também menor grau de possibilidade de lesão pelo praticante, além de contribuir efetivamente com o serviço de fortalecimento de vínculos e na sociabilidade dos envolvidos”, acrescenta.
Além dos benefícios, o esporte é um grande aliado para romper com questões construídas historicamente em relação ao processo de envelhecimento e “inutilidade” do idoso, entendendo a velhice não como um conjunto progressivo de perdas, mas como um processo natural de mudanças físicas, sensoriais, de crescimento e aprendizagem.
Conheça o CCI
Fundado em agosto de 2009, o Centro de Convivência do Idoso é um espaço público da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) que desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para população do município de Aracruz com idade igual e/ou superior a 60 anos.
O objetivo é desenvolver atividades que ajudam a promover um envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e sociabilidade, no fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário. O CCI também atua na prevenção de situações de risco social por meio de intervenções pautadas nas características, interesses e demandas da faixa etária, considerando que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"