Mais de 100 alunos de Aracruz disputaram etapa de xadrez dos Jogos Escolares Municipais (JOEMA)
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (20/09), na quadra da EMEF Ezequiel Fraga Rocha, a terceira modalidade do Jogos Escolares Municipais de Aracruz (JOEMA 2019), que foi a disputa do xadrez. A competição envolveu a participação de mais de 100 alunos de escolas particulares, municipais, estadual e federal, entre elas: Espaço Livre, Centro Educacional de Aracruz (CEA), Darwin, EEEF´s Caboclo Bernardo e Mizael, SESI/SENAIS, IFES, além das EMEF´s Ezequiel, Zilca, o CMEB Paulo Freire e a EMEFI Caieiras Velha.
A competição de xadrez foi nas modalidades Infantil e Juvenil, masculina e feminina. Cada aluno disputou cinco rodadas, e aqueles que venceram o maior número de rodadas ficaram com o primeiro lugar. Ainda serão selecionados 20 alunos para representar o município na etapa estadual a ser disputada em 2020.
Referência
O município de Aracruz é referência em Xadrez. Alunos já são medalhistas no Jogos Escolares do Espírito Santo (JOEMA) e com participações em Olimpíada Nacional. A prefeitura vem investindo cada vez mais nessa prática pedagógica, tanto com os próprios alunos, quanto com os professores. O professor Alessandro Camporez já desenvolve esse trabalho com estudantes do ensino fundamental em Aracruz há 18 anos.
Já foram realizadas inclusive formações de xadrez com os professores das escolas municipais, que utilizam os conhecimentos adquiridos para aprimorar a prática do ensino de suas disciplinas. Essa formação conta com uma didática voltada para principiantes, apresentando os componentes do jogo como as peças, suas distribuições e o tabuleiro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Murais desenvolvidos por estudantes da Ezequiel Fraga Rocha transformam a escola em um espaço vivo, cheio de histórias, descobertas e pertencimento
- Prefeitura de Aracruz inaugura espaço ao atendimento às pessoas egressas do sistema prisional
- Inscrições abertas para o processo seletivo que vai contratar até 60 guarda-vidas
- Prefeitura disponibiliza formulário de inscrição para o I Seminário do Fórum Municipal de Educação de Aracruz (FME)
- Amizade e respeito ganham o tom na 9ª etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)
- Aracruz fortalece governança do Corredor de Biodiversidade com participação de representantes dos Países Baixos
- Prefeitura de Aracruz intensifica fiscalização e começa multar descarte irregular de lixo
- 2ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal de Educação promove debate sobre avanços, gargalos estruturais e desafios da política educacional de Aracruz
- Projeto Cultivando Amigos: escola e família vivem noite especial e de construção de vínculos
- Aracruz compartilha experiências no XXXV Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales)