CMEB Mário Leal Silva faz caminhada em prol da leitura e cultura
.jpeg)
Na manhã desta quarta-feira (25) alunos e profissionais da educação do CMEB Mário Leal Silva, em Guaraná, acompanhados pelo conselho da escola, família e comunidade, se fantasiaram de personagens dos contos de fadas e com cartazes fizeram uma linda caminhada literária pelas ruas do distrito, sensibilizando e motivando as crianças pelo gosto da leitura e cultura. No percurso o grupo foi puxado por um mini trio, onde educadores alertavam sobre a importância desses meios.
Essa ação faz parte do “Projeto Comunidade de Leitores”, um programa da Prefeitura de Aracruz e da Parceria pela Valorização da Educação (PVE). Outras apresentações, como peças teatrais, musical, poesias, dramatizações, procurando influenciar sempre a leitura e a cultura, irão acontecer na quadra da escola, localizada na Rua Leocádio Carlesso, S/N, Guaraná, amanhã (26) e sexta-feira (27).
O projeto também conta com um grito de guerra que ecoou pelas ruas da localidade: "Estar presente, faz a diferença”. ‘Estar presente’ significa presenciar, assistir, fazer parte e ‘Fazer a diferença’ significa transformar, mudar, promover.
Clique aqui e veja a programação.
Durante o trimestre foram realizadas atividades como: leituras de variados gêneros textuais; participação da família na escola lendo histórias e participando de brincadeiras; amarelinha africana; roda de conversa; pesquisas; metamorfose; desfile cultural italiano; desfile cívico; festa junina com várias apresentações culturais; visita ao Museu Italiano; visita a Biblioteca Municipal; dentre muitas outras ações.
A secretária de educação Ilza Rodrigues esteve presente nessa mobilização ajudando abrilhantar os espaços percorridos. “Ações como essa fazem toda a diferença, pois quanto mais influenciamos o gosto pela leitura e cultura em nossas crianças, mais valores serão descobertos nesses pequenos”.
O prefeito Jones Cavaglieri destaca a necessidade de a família estar sempre presente na vida escolar da criança. “Temos que motivar os pequenos a possuírem o gosto pela leitura. É importante um tempo para ler livros para eles. Além disso, temos que auxiliá-los nas lições escolares e é claro sempre estar presente nas ações e reuniões da escola. Com isso eles terão mais prazer em aprender”, disse.
Para uma das diretoras da escola Sônia Maria Della Valentina Bravo “a ação ganha forças quando juntos, tentamos mobilizar a sociedade o quão importante é fazer-se presente a fim de pregar exemplos de uma educação de qualidade”, comentou.
Ela completa afirmando: “Queremos olhar para além das dificuldades, celebrar e valorizar as conquistas que contribuem para um processo de aprendizado eficaz. Somos gente da esperança: Povos que acreditam num futuro melhor!”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Campanha de Vacinação Antirrábica começa no dia 11 de agosto
- Corpo de Bombeiro divulga calendário para reciclagem e curso de formação de guarda-vidas
- Últimos dias para se inscrever no Edital Gênesis Rio Doce, que premiará ideias inovadoras
- Saúde publica 5ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Prefeitura orienta população sobre prazos e benefícios do Programa Municipal de Regularização de Edificações
- Processo Seletivo Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 13ª Chamada
- Processo Seletivo Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 13ª Chamada Extraordinária Emergencial
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 005 do edital 017/2025. Convocação de suplentes
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 006 do edital 017/2025 Seleção para credenciamento de interessados em atividade de comércio
- Mutirão de limpeza no manguezal recolhe quase 150 quilos de resíduos