Farmácia Cidadã: Aracruz recebe primeiro lote de medicamentos de alto custo
Chegou na tarde desta quinta-feira (26/09), na Unidade de Saúde do Guaxindiba, onde funcionará a partir da próxima segunda-feira (30/09) a Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz, o primeiro lote de medicamentos de alto custo. Ao todo são 350 itens padronizados, que são aqueles medicamentos disponíveis na lista de estoque, além de outros considerados não padronizados – aqueles remédios que não se encontram na lista.
Para esses itens que não se encontram na lista da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), sua utilização vem mediante análise da Comissão Estadual Farmacológica e Terapêutica (CEFT), que é composta por uma equipe médica e farmacêutica que analisa o quadro clínico do paciente e verifica se há critérios de utilização, conforme evidência científica, ou seja, ele é destinado ao paciente que realmente necessita.
O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da secretária de Saúde Clenir Avanza, compareceu na Unidade de Guaxindiba para acompanhar de perto a chegada dos medicamentos de alto custo e conhecer a estrutura do almoxarifado onde eles serão estocados. “Hoje estamos recebendo os medicamentos de alto custo, e a partir da próxima segunda-feira (30/09) nossa Farmácia Cidadã estará funcionando para atender, além de nossa comunidade, as cidades de Fundão, Santa Teresa, Ibiraçu e João Neiva. Todo esforço que fizemos foi pensando naquele que tem mais dificuldade. Este é mais um serviço prestado por nossa gestão”, enfatiza Jones Cavaglieri.
Esse projeto vai ampliar o acesso aos medicamentos e aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários de medicamentos de alto custo. Trata-se de um conceito moderno em farmácia pública com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via torpedo.
“Essa farmácia é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Aracruz. Ela foi um ganho enorme para a saúde dos nossos moradores e agilizará e facilitará a entrega e o acesso a esses medicamentos, que são tão importantes, principalmente para quem é portador de alguma doença grave. Isso só foi possível graças aos esforços do nosso prefeito. Em nome de todos os pacientes, só tenho a agradecer, mesmo porque eles não terão que se deslocar mais para outras cidades para consegui-los”, comemora Clenir Avanza.
Jones Cavaglieri e a secretária Clenir Avanza com as farmacêuticas e servidoras da rede
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo