Prefeitura de Aracruz explica questão das Escolas Cívico-Militares

A prefeitura de Aracruz entrou em contato com Ministério da Educação (MEC) para obter esclarecimentos sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e foi informada pela Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares que neste primeiro momento, o Governo Federal priorizará as escolas estaduais. Em um segundo momento, os estados que não indicarem suas escolas para participarem do programa, poderão ter a indicação de escolas municipais.
O MEC ainda sugeriu que caso o município tenha interesse, ele deve entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação para fazer o registro. Recentemente foi criado uma polêmica nas redes sociais e imprensa de que Aracruz não desejava essa escola. O que houve foi que o município não foi consultado sobre esse assunto, até porquê, como já exposto, nesse primeiro momento, somente as escolas de âmbito estadual devem se manifestar e, como explicado pelo Deputado Federal Evair de Melo, em momento algum foi-lhe pedido ou ele pediu escola cívico-militar ao Ministério da Educação.
Esse programa foi lançado pelo Governo Federal no dia 5 de setembro e prevê a implementação de 216 escolas até 2023 – 54 por ano, a começar por 2020. É o dobro do anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no Compromisso Nacional pela Educação Básica, em julho.
A escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da educação básica do país. Para isso, será construído um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes e até mesmo pais e responsáveis.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"