Palestra sobre saúde na terceira idade abre programação da Semana do Idoso em Aracruz
Cerca de 50 idosos participaram na manhã desta terça-feira (01/10), no Centro de Convivência do idoso (CCI), de uma palestra sobre as práticas integrativas e complementares da saúde, proferida pela farmacêutica Stephanie Rosa Almeida. Elá é especialista em farmácia clínica e prescrição farmacêutica, com habilitação em homeopatia e terapia floral.
“Essas práticas complementares auxiliam na saúde do idoso e mostram que, além do tratamento convencional, eles podem buscar outras alternativas para melhorar a qualidade de vida”, comenta Stephanie. De acordo com a farmacêutica são 29 as práticas complementares (PIC) que são oferecidas pelo SUS em todo o Brasil, o que varia de região para região, de acordo com seus costumes.
Os idosos puderam se informar mais sobre as práticas como a musicoterapia, yoga, meditação, acupuntura, além da terapia floral, que trabalha com as essências extraídas de flores, que têm a capacidade de transformar emoções e pensamentos negativos em virtude opostas, objetivando equilibrar as emoções na busca pela consciência plena, tratando assim, a ansiedade, a baixa estima, o estresse e a depressão, por exemplo.
Olinda Guimarães Neves e Dináh Maria Severo, ambas de 72 anos, falaram sobre os benefícios que aprenderam com a palestra. “Foi muito bom tudo o que ouvimos aqui, pois toda programação foi voltada para a melhora de nossa saúde, com orientações aos remédios que não devemos tomar sem uma prescrição médica, o que muita gente faz, além das atividades físicas como as caminhadas, que são essenciais”, comentam.
Dentre essas práticas citadas, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e psicológico das pessoas, oferece na Casa da Cultura, a prática do yoga, que tem mudado a vida de muitas pessoas em Aracruz.
As turmas cheias mostram que as aulas estão trazendo resultados positivos para os alunos, que só tecem elogios ao projeto. O estilo praticado é o “Hatha Yoga”, uma das variações da atividade física que tem como foco a melhoria da postura, aumento do equilíbrio, ampliação da consciência corporal, além de proporcionar grande bem-estar para os praticantes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial
- Expo Aracruz 2025: Prepare o chapéu, a bota e a fivela e venha viver uma experiência incrível que prefeitura preparou para você
- Campanha de Vacinação Antirrábica começa no dia 11 de agosto
- Corpo de Bombeiro divulga calendário para reciclagem e curso de formação de guarda-vidas
- Últimos dias para se inscrever no Edital Gênesis Rio Doce, que premiará ideias inovadoras
- Saúde publica 5ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Prefeitura orienta população sobre prazos e benefícios do Programa Municipal de Regularização de Edificações