Aracruz registra redução dos casos de dengue no município: As ações de combate não param

Publicado em: 30 de julho de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Aracruz registra redução dos casos de dengue no município: As ações de combate não param

Desde o dia 21 de julho foi registrado em Aracruz, uma queda de 80% por semana, nos números de casos de dengue no município. Os dados foram apresentados ontem (29), pela Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz, em mais um encontro do Comitê de Acompanhamento e Assessoriamento do Programa Municipal do Controle da Dengue.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, Vicente Penteado Vizioli, os dados deixam o setor mais tranquilo, porém em situação de alerta. “As pessoas tem que continuar intensificando os cuidados com os criadouros do mosquito em seu domicílio, para que os números não comecem a subir. As armadilhas de monitoramento instaladas pelo município revelam que o mosquito continua presente”, alertou.

Do mês de janeiro até o dia 23 de julho foram notificados 680 casos de dengue no município, sendo confirmados 486 casos de dengue, cinco casos de dengue com complicação e um de dengue hemorrágica. Deste total, 86% dos casos estavam concentrados em Barra do Riacho, localidade extremamente vulnerável, do ponto de vista do fluxo intenso de pessoas e veículos de outras regiões do Estado e do país.

Para reduzir o número de casos foram intensificadas as ações de combate à dengue em Barra do Riacho. Na local foi feito um mutirão que envolveu a Secretaria de Saúde, de Educação, Infraestrutura da Prefeitura da Aracruz, sociedade e escolas da localidade. O serviço consistiu na retirada de lixo de algumas localidades, trabalho de eliminação de criadouros pelos agentes de saúde ambiental e notificações de terrenos baldios. Também foi realizada reunião com a comunidade para orientar os moradores como se combate o mosquito. Além disso, o Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido por “Fumacê” entrou em ação para quebrar a transmissão da dengue. O mutirão também foi realizado em Vila do Riacho.

Em todo o município, os agentes de saúde ambiental continuam fazendo os trabalhos de rotina e o bloqueio de transmissão de casos suspeitos. Na próxima semana, será iniciado o Levantamento de Índice de Infestação Rápida de Aedes Aegypti (LIRAa). Os trabalhos, que servem para nortear as ações de controle do vetor, devem terminar em aproximadamente 15 dias.

O Comitê de Acompanhamento e Assessoriamento do Programa Municipal do Controle da Dengue é formado por representantes da Secretaria de Saúde, Educação, Infraestrutura, Obras, Comunicação, Meio Ambiente, Administração e SAAE.

Saiba como combater o mosquito da dengue na sua casa:

- Não deixe água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

- Não deixe água acumulada sobre a laje de sua residência;

- Não deixe a água parada nas calhas da residência. Remova folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação de água;

- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixe estas vasilhas sempre secas ou as cubra com areia;

- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: