Curso ensina a preparar alimentos deliciosos à base de café
Brigadeiros, pudim, pão, tortas, biscoitos e bolos. São inúmeras as possibilidades de se utilizar o café no preparo de alimentos deliciosos. Essas receitas foram ensinadas durante um curso oferecido às produtoras e produtores rurais do município, que aprenderam diversas técnicas tendo o café como essência.
O treinamento, oferecido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), começou na segunda-feira, 30 de setembro, e terminou nesta quarta-feira (02) com uma saborosa confraternização.
Foram mais de 24 horas de treinamento. Os participantes puderam ouvir sobre as técnicas e também por a mão na massa. Ao final, foi montada uma mesa com todas as receitas produzidas durante o curso. “O objetivo foi desenvolver técnicas culinárias utilizando o café, para que essas produtoras possam trabalhar com o que é produzido dentro da própria propriedade”, explica a gerente de projetos da Semag, Suelen de Melo Reis Loureiro.
Lourdes Soprani, de 62 anos, moradora de Três Irmãos de Jequitibá, no distrito de Guaraná, diz não perder nenhum dos cursos oferecidos pela Semag e Senar. No entanto, o treinamento dessa semana a despertou um novo olhar sobre a culinária. “Aprendi muitas coisas que eu achava que sabia de mais. Saio daqui satisfeita e vou aplicar essas técnicas em casa, pois tenho uma família grande, e isso já me basta” disse.
Já Adenildo Bertoldo, 39 anos, único homem a participar do curso, aprendeu várias receitas interessantes. “Aprendemos a fazer bolos, tortas e biscoitos. Isso foi uma descoberta. Aprendi sobre os produtos da terra e agora tenho ainda mais admiração pelo café”, comentou o morador da Barra do Riacho.
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Semana D da BNCC Computação: estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino dão show com apresentações e exposições de trabalhos
- 3º Ciclo de Visitas do Líder em Mim revela que produções, experiências e práticas do programa vêm fazendo a diferença em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Carreta Pet Vida estaciona em Aracruz e atende animais na Sede e em Barra do Riacho
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz, no dia 24
- Super Nós: livro lançado pela Emef Prof. Maria Inês Della Valentina estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades pessoais de estudantes com deficiência
- III Seminário de Educação Infantil promove importantes momentos de aprendizado, diálogo e reflexão sobre os desafios e as possibilidades de ensino
- Carreta Pet Vida estará em Aracruz de 17 a 20 de setembro
- Edital 005/2026 - Semed/Semge: Convocação Nº 001
- Prefeitura amplia apoio aos produtores rurais com ensacadeira de silagem e forragens
- Município recebe reconhecimento por atuação no Protocolo Brasil Sem Fome


