Curso ensina a preparar alimentos deliciosos à base de café
.jpeg)
Brigadeiros, pudim, pão, tortas, biscoitos e bolos. São inúmeras as possibilidades de se utilizar o café no preparo de alimentos deliciosos. Essas receitas foram ensinadas durante um curso oferecido às produtoras e produtores rurais do município, que aprenderam diversas técnicas tendo o café como essência.
O treinamento, oferecido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), começou na segunda-feira, 30 de setembro, e terminou nesta quarta-feira (02) com uma saborosa confraternização.
Foram mais de 24 horas de treinamento. Os participantes puderam ouvir sobre as técnicas e também por a mão na massa. Ao final, foi montada uma mesa com todas as receitas produzidas durante o curso. “O objetivo foi desenvolver técnicas culinárias utilizando o café, para que essas produtoras possam trabalhar com o que é produzido dentro da própria propriedade”, explica a gerente de projetos da Semag, Suelen de Melo Reis Loureiro.
Lourdes Soprani, de 62 anos, moradora de Três Irmãos de Jequitibá, no distrito de Guaraná, diz não perder nenhum dos cursos oferecidos pela Semag e Senar. No entanto, o treinamento dessa semana a despertou um novo olhar sobre a culinária. “Aprendi muitas coisas que eu achava que sabia de mais. Saio daqui satisfeita e vou aplicar essas técnicas em casa, pois tenho uma família grande, e isso já me basta” disse.
Já Adenildo Bertoldo, 39 anos, único homem a participar do curso, aprendeu várias receitas interessantes. “Aprendemos a fazer bolos, tortas e biscoitos. Isso foi uma descoberta. Aprendi sobre os produtos da terra e agora tenho ainda mais admiração pelo café”, comentou o morador da Barra do Riacho.
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"