Curso ensina a preparar alimentos deliciosos à base de café
Brigadeiros, pudim, pão, tortas, biscoitos e bolos. São inúmeras as possibilidades de se utilizar o café no preparo de alimentos deliciosos. Essas receitas foram ensinadas durante um curso oferecido às produtoras e produtores rurais do município, que aprenderam diversas técnicas tendo o café como essência.
O treinamento, oferecido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), começou na segunda-feira, 30 de setembro, e terminou nesta quarta-feira (02) com uma saborosa confraternização.
Foram mais de 24 horas de treinamento. Os participantes puderam ouvir sobre as técnicas e também por a mão na massa. Ao final, foi montada uma mesa com todas as receitas produzidas durante o curso. “O objetivo foi desenvolver técnicas culinárias utilizando o café, para que essas produtoras possam trabalhar com o que é produzido dentro da própria propriedade”, explica a gerente de projetos da Semag, Suelen de Melo Reis Loureiro.
Lourdes Soprani, de 62 anos, moradora de Três Irmãos de Jequitibá, no distrito de Guaraná, diz não perder nenhum dos cursos oferecidos pela Semag e Senar. No entanto, o treinamento dessa semana a despertou um novo olhar sobre a culinária. “Aprendi muitas coisas que eu achava que sabia de mais. Saio daqui satisfeita e vou aplicar essas técnicas em casa, pois tenho uma família grande, e isso já me basta” disse.
Já Adenildo Bertoldo, 39 anos, único homem a participar do curso, aprendeu várias receitas interessantes. “Aprendemos a fazer bolos, tortas e biscoitos. Isso foi uma descoberta. Aprendi sobre os produtos da terra e agora tenho ainda mais admiração pelo café”, comentou o morador da Barra do Riacho.
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Murais desenvolvidos por estudantes da Ezequiel Fraga Rocha transformam a escola em um espaço vivo, cheio de histórias, descobertas e pertencimento
- Prefeitura de Aracruz inaugura espaço ao atendimento às pessoas egressas do sistema prisional
- Inscrições abertas para o processo seletivo que vai contratar até 60 guarda-vidas
- Prefeitura disponibiliza formulário de inscrição para o I Seminário do Fórum Municipal de Educação de Aracruz (FME)
- Amizade e respeito ganham o tom na 9ª etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)
- Aracruz fortalece governança do Corredor de Biodiversidade com participação de representantes dos Países Baixos
- Prefeitura de Aracruz intensifica fiscalização e começa multar descarte irregular de lixo
- 2ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal de Educação promove debate sobre avanços, gargalos estruturais e desafios da política educacional de Aracruz
- Projeto Cultivando Amigos: escola e família vivem noite especial e de construção de vínculos
- Aracruz compartilha experiências no XXXV Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales)


