Ônibus 4x4 que vai atender alunos da aldeia Comboios chega ao município
Em Aracruz a semana começa com uma boa notícia. Nesta segunda-feira (07) chegou ao pátio da Prefeitura de Aracruz o ônibus que vai atender as crianças da aldeia tupiniquim Comboios, a partir do próximo ano letivo. O veículo é um pedido antigo da comunidade e vai solucionar o problema dos alunos que chegam a caminhar por oito quilômetros para chegar à escola.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o processo para aquisição do ônibus para levar as crianças de Comboios à escola tramita desde 2013. Em 2017, a Semed passou a buscar opções e orçamentos de um veículo capaz de trafegar pelos caminhos arenosos da aldeia, até encontrarem o transporte ideal, adaptado para esse tipo de terreno. O transporte tem a capacidade de levar 13 pessoas sentadas e vai beneficiar cerca de 31 alunos da aldeia.
“A aldeia Comboios está localizada numa faixa de areia entre o mar o rio. Esse areal é muito difícil de passar, principalmente para as crianças, que além de caminharem pela areia que afunda os pés, também fazem o caminho de baixo do sol ou chuva. Esse carro veio para resolver essa questão. Agora, esses alunos vão poder ir à escola em condições seguras, confortáveis e com dignidade”, comemora o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
Vitória das crianças
O ônibus que a partir do próximo ano letivo vai transportar as crianças da aldeia Comboios até a escola foi recebido em clima de festa pelo prefeito Jones Cavaglieri e a equipe da Secretaria de Educação (Semed).
A secretária de Educação, Ilza Rodrigues, explica que antes o transporte até a escola era feito de barco, mas que, devido ao risco, foi proibido posteriormente. A distância e a dificuldade em caminhar pelo terreno arenoso fez com que a população criasse uma sala de aula adaptada, no quintal de uma moradora, para que as crianças mais novas não precisassem caminhar diariamente por uma longa distância.
Agora, com o ônibus, todos os alunos poderão voltar a estudar na EMEFI Dorvelina Coutinho, localizada dentro da aldeia Comboios.“A maior vitória é das crianças, que vão poder ir à escola com dignidade e retornar para casa em segurança. É um carro bem apropriado para atendê-los com todo conforto e segurança. Para nós é um sentimento de gratidão e dever cumprido e espero que eles saibam cuidar bem e usufruir por muito tempo desse carro”, comentou Ilza Rodrigues.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Semana D da BNCC Computação: estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino dão show com apresentações e exposições de trabalhos
- 3º Ciclo de Visitas do Líder em Mim revela que produções, experiências e práticas do programa vêm fazendo a diferença em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Carreta Pet Vida estaciona em Aracruz e atende animais na Sede e em Barra do Riacho
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz, no dia 24
- Super Nós: livro lançado pela Emef Prof. Maria Inês Della Valentina estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades pessoais de estudantes com deficiência
- III Seminário de Educação Infantil promove importantes momentos de aprendizado, diálogo e reflexão sobre os desafios e as possibilidades de ensino
- Carreta Pet Vida estará em Aracruz de 17 a 20 de setembro
- Edital 005/2026 - Semed/Semge: Convocação Nº 001
- Prefeitura amplia apoio aos produtores rurais com ensacadeira de silagem e forragens
- Município recebe reconhecimento por atuação no Protocolo Brasil Sem Fome