Produtoras de Aracruz preparam receitas deliciosas no curso de derivados lácteos
Requeijão cremoso e em barra, iogurte grego e batido, ricota, doce de leite cremoso, bebida láctea, e vários opções de queijo. O curso de Derivados Lácteos, realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Patronal Rural de Aracruz, ensinou produtoras do município a prepararem uma série de receitas possíveis, utilizando o leite como matéria-prima.
Luzinácia Santana Lopes, de 49 anos, é produtora da região de Três Irmãos de Jequitibá, distrito de Guaraná, e gostou de aprender tantas receitas novas que, inclusive, serão acrescentadas ao seu trabalho como produtora de queijo. “É sempre bom aprender coisas diferentes que, com certeza, vão ajudar no meu trabalho”, comentou.
O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, fez questão em ver de perto o trabalho desenvolvido com cerca de 15 produtoras do município. “ O município qualifica e capacita essas produtoras para ajudá-las no trabalho e até a melhorar a renda. Outro objetivo da nossa gestão é estimular o trabalho no campo e fazer com que as famílias continuem trabalhando nessas regiões”, comentou.
“Tempo é tempo, dinheiro é dinheiro”
Para trabalhar com o leite ou então produzir queijo é preciso paciência e dedicação. Uma forma diferente de mexer o produto ou então o tempo de preparo, por exemplo, pode fazer toda diferença no resultado final.
A instrutora do Senar, Thais Silva Calatroni, explica que é importante seguir uma série de parâmetros para que o produto comercializado seja de qualidade. Técnicas para melhorar a produção, inclusive, foi um dos assuntos apresentados durante o curso. “Tempo é tempo, dinheiro é dinheiro. Trabalhamos todas as questões sobre cuidados na produção, como a qualidade microbiológica da matéria-prima, desde a hora que se tira o leite, até ir para a mesa do consumidor. Trabalhando com amor e dedicação com certeza o produto final vai ser de maior qualidade”, disse.
Já de acordo com a gerente de Inspeção Municipal da Secretaria de Agricultura, Keila Rangel Bitti, além de aprimorar os produtores rurais, o curso também cumpre o objetivo de oferecer novas opções de produtos para serem comercializados no Mercado Municipal. “Neste curso elas aprenderam 19 tipos de produtos para poderem agregar na agroindústria que eles possuem, sendo que, atualmente, temos seis agroindústrias registradas na parte de derivados lácteos”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Murais desenvolvidos por estudantes da Ezequiel Fraga Rocha transformam a escola em um espaço vivo, cheio de histórias, descobertas e pertencimento
- Prefeitura de Aracruz inaugura espaço ao atendimento às pessoas egressas do sistema prisional
- Inscrições abertas para o processo seletivo que vai contratar até 60 guarda-vidas
- Prefeitura disponibiliza formulário de inscrição para o I Seminário do Fórum Municipal de Educação de Aracruz (FME)
- Amizade e respeito ganham o tom na 9ª etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)
- Aracruz fortalece governança do Corredor de Biodiversidade com participação de representantes dos Países Baixos
- Prefeitura de Aracruz intensifica fiscalização e começa multar descarte irregular de lixo
- 2ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal de Educação promove debate sobre avanços, gargalos estruturais e desafios da política educacional de Aracruz
- Projeto Cultivando Amigos: escola e família vivem noite especial e de construção de vínculos
- Aracruz compartilha experiências no XXXV Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales)