Espada de Dom Pedro II em exposição no Museu de Santa Cruz neste final de semana

Neste final de semana o Museu Histórico de Santa Cruz vai recebe novamente a Espada da Guarda Imperial de D. Pedro II, que estará exposta para visitações no sábado (19) e domingo (20), das 09 às 17h.
Santa Cruz sedia 1º Aberto Capixaba de Pesca com Caiaque neste final de semana
Trata-se de uma espada de bronze que pertenceu a guarda de Dom Pedro II e que foi deixada no município por volta do ano de 1.860. De acordo com a historiadora Mônica Pimentel, a espada foi entregue como forma de agradecimento a um morador antigo, durante a passagem do ex imperador pelo território do município.
“Dom Pedro II foi recepcionado com uma celebração na igreja Nossa Senhora da Penha, em Santa Cruz. A celebração foi acompanhada por autoridades e também pela população da comunidade, até que um simples morador local caminhou de costas ao encontro do imperador e se virou ao se aproximar. Após essa cena, Dom Pedro retirou a espada da cintura de um dos guardas reais e a entregou ao morador”, conta.
Desde então o objeto tem passado por várias famílias e, neste final de semana, estará em exposição no Museu Histórico de Santa Cruz. “É um objeto que guarda muitas memórias e, junto ao acervo histórico do museu, vamos contar um pouco mais sobre a história do município”, disse a historiadora.
Museu Histórico de Santa Cruz
O Museu Histórico de Santa Cruz é administrado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR) e foi criado pela Lei Municipal nº 3.872 em 17 de dezembro de 2014. Localizado no Distrito de Santa Cruz, Aracruz, tem por finalidade a preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Iconográfico e Etnológico do município de Aracruz.
O acervo exposto na inauguração do espaço se constitui de elementos que representam aspectos da trajetória histórica do município, desde seus primórdios, remontando ao processo de colonização e ao encontro de cultura ocorridas no local.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA
- 14ª Chamada Extraordinária do Processo Seletivo Simplificado SEMED n.º 002/2024
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 82ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 28ª Chamada
- Planejamento Coletivo: servidores da Emef José Marcos Rampinelli participam de palestra sobre Saúde no Trabalho
- Mobilidade Urbana intensifica a revitalização na sinalização viária do município