Casa de Cultura da Aldeia Irajá é inaugurada ao som de cantos Tupinikim
Tambores, casacas, apitos e os cantos do povo Tupinkim de Aracruz marcaram a inauguração da Casa de Cultura da Aldeia Irajá, no último sábado (19). A festa começou ao som do Grupo de Arqueiros da aldeia Caieiras Velha, que entoou o grito de resistência dos povos indígenas, relembrando os antepassados e a cultura milenar.
O Grupo de Mulheres Guerreiras também se apresentou no evento, além das crianças da aldeia Pau Brasil, que dançaram para celebrar a mandioca, um alimento considerado sagrado pelos povos indígenas. “O objetivo da nossa casa de Cultura é preservar e difundir os valores culturais do nosso povo, evitando que se perca as riquezas tradicionais que nos faz ser e ter orgulho de sermos indígenas Tupinikim”, disse o cacique Gilcimar (neném), da aldeia Irajá.
Para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o fortalecimento da cultura Tupinikim é, inclusive, uma forma de resgate histórico das memórias do município. “Temos o prazer em apoiar a aldeia Irajá nessa conquista e desejamos mais vitórias ao povo Tupinikim que, sem dúvida, é muito importante para a história do município”, comentou.
O provejo ganhou vida a partir da união dos moradores, que construíram juntos o palco e também pintaram o local. A frase em tupinikim “Pe îura i katu eté îandé rekó roka irajá tapé”, estampada na entrada, revela as intenções da aldeia em inaugurar um centro de cultura. “Queremos que a Casa da Cultura da Aldeia Irajá seja um espaço de fortalecimento, onde crianças e jovens aprendem com os mais velhos as práticas de como fazer as belas artes indígenas, através do artesanato, da pintura, da dança, dos cantos, e assim manter uma série de ações que permitam continuar as nossas práticas tradicionais” pontua o cacique.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy