Casa de Cultura da Aldeia Irajá é inaugurada ao som de cantos Tupinikim
Tambores, casacas, apitos e os cantos do povo Tupinkim de Aracruz marcaram a inauguração da Casa de Cultura da Aldeia Irajá, no último sábado (19). A festa começou ao som do Grupo de Arqueiros da aldeia Caieiras Velha, que entoou o grito de resistência dos povos indígenas, relembrando os antepassados e a cultura milenar.
O Grupo de Mulheres Guerreiras também se apresentou no evento, além das crianças da aldeia Pau Brasil, que dançaram para celebrar a mandioca, um alimento considerado sagrado pelos povos indígenas. “O objetivo da nossa casa de Cultura é preservar e difundir os valores culturais do nosso povo, evitando que se perca as riquezas tradicionais que nos faz ser e ter orgulho de sermos indígenas Tupinikim”, disse o cacique Gilcimar (neném), da aldeia Irajá.
Para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o fortalecimento da cultura Tupinikim é, inclusive, uma forma de resgate histórico das memórias do município. “Temos o prazer em apoiar a aldeia Irajá nessa conquista e desejamos mais vitórias ao povo Tupinikim que, sem dúvida, é muito importante para a história do município”, comentou.
O provejo ganhou vida a partir da união dos moradores, que construíram juntos o palco e também pintaram o local. A frase em tupinikim “Pe îura i katu eté îandé rekó roka irajá tapé”, estampada na entrada, revela as intenções da aldeia em inaugurar um centro de cultura. “Queremos que a Casa da Cultura da Aldeia Irajá seja um espaço de fortalecimento, onde crianças e jovens aprendem com os mais velhos as práticas de como fazer as belas artes indígenas, através do artesanato, da pintura, da dança, dos cantos, e assim manter uma série de ações que permitam continuar as nossas práticas tradicionais” pontua o cacique.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cartilha Eleitoral 2026 é lançada e servidores recebem orientações sobre condutas eleitorais
- Aracruz fortalece práticas e constrói pertencimentos na Semana de Imersão da Diversidade e Inclusão
- Momento formativo destaca a legislação da Educação Inclusiva e fortalece a atuação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Cras Itaputera é inaugurado e reforça o cuidado com as famílias da região
- Aracruz lança Corredor de Biodiversidade e reforça compromisso com o meio ambiente
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados durante visita ao Corredor de Biodiversidade
- Fórum Permanente de Educação Infantil fomenta o avanço das políticas públicas nesta etapa de ensino
- Município lança o projeto Corredor de Biodiversidade nesta quarta-feira (25)
- Dia D da vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (28) nas Unidades de Saúde
- Prefeitura anuncia maior Pacote de Investimentos que vai beneficiar a sede, orla e interior do município