Projeto Papo de Valor: parceria entre prefeitura de Aracruz e SESI leva educação financeira a moradores

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-ES), realizou na manhã e tarde desta quinta-feira (24), um curso de gestão financeira aplicado à culinária. Mais de 30 mulheres participaram da ação que ofereceu uma oportunidade de geração de renda por meio do empreendedorismo.
Na ocasião foram passadas instruções de planejamento e disciplina na administração financeira, contribuindo para a melhoria da qualidade e vida com a produção de deliciosas empadas e pães caseiros. As aulas foram ministradas pela instrutora do SESI, Marilene Gonçalves. “Estamos ensinando uma receita econômica para que essas pessoas possam ter uma pequena renda extra. Nos locais por onde já passamos as pessoas já estão comercializando os produtos que ensinamos a fazer”, comenta.
Dentro do caminhão Marilene passava as instruções às alunas sobre como produzir o alimento de uma forma mais econômica, objetiva e como investir o dinheiro. “Temos que direcionar nosso dinheiro e saber como gastá-lo. Para isso temos que evitar as propagandas e liquidações que consomem nosso dinheiro sem que a gente vê. São quatro os tipos de consumidores, o consciente, o alienado, o consumista e o compulsivo. Durante a preparação de nossa receita vamos falando de cada um deles”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) Rosilene Filipe do Santos Matos comentou sobre a importância dessa parceria para o município. “Importante essa ação do Sesi com nosso apoio, visto a oportunidade de geração de renda por meio do empreendedorismo na participação destes cursos. São pequenas iniciativas como essas, implementadas no nosso dia a dia, que podem ajudar na conquista do equilíbrio financeiro de nossos moradores, com eles organizando suas finanças pessoais de maneira simples e eficiente”, ressalta.
A moradora Joelma comentou sobre o curso: “Achei muito bom e a instrutora teve muita paciência para nos ensinar. Poderia ter outro. Aprendendo a fazer essas receitas, podemos também economizar em casa, deixando de comprar outros alimentos. Também podemos empreender para vendê-los, comentou. Após o curso todas as participantes receberam um certificado e ainda puderam degustar as deliciosas receitas que foram produzidas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA
- 14ª Chamada Extraordinária do Processo Seletivo Simplificado SEMED n.º 002/2024
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 82ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 28ª Chamada
- Planejamento Coletivo: servidores da Emef José Marcos Rampinelli participam de palestra sobre Saúde no Trabalho
- Mobilidade Urbana intensifica a revitalização na sinalização viária do município
- Município implanta Polo de Educação Ambiental e Base de Apoio ao Turismo de Observação de Baleias
- Qualificação profissional fortalece a carreira dos servidores e contribui para o avanço da gestão pública