Mucuratá II e Cachoeirinha escolhem pertencer à Aracruz
Uma questão político-territorial histórica começa a ter desfecho. Na noite da última terça-feira (05) as comunidades de Mucurata II e Cachoeirinha, da região de Biriricas, decidiram se integrar definitivamente ao território de Aracruz. Por estarem localizadas no limite de dois municípios, as localidades viviam um impasse entre pertencer a Aracruz ou a Fundão.
Ainda durante a audiência pública o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri e o prefeito de Fundão, Joilson Rocha Nunes (Pretinho), assinaram um Protocolo de Intenções, confirmado o compromisso em prosseguir com os encaminhamentos necessários para ajustar o limite político entre os municípios.
Até então, os locais pertenciam politicamente a Fundão, porém, todos os serviços prestados, como educação, saúde e manutenção de estradas, era de responsabilidade de Aracruz. Assim, o objetivo da audiência foi ouvir a opinião e tirar dúvidas da população, e também adequar a Lei, fazendo com que as regiões de Mucuratá II e Cachoeirinha pertençam à Aracruz.
“Nós respeitamos a decisão das comunidades e vamos nos esforçar para atendê-los e nossa gestão será voltada, também, para essas duas regiões. Já oferecemos serviços para as comunidades, e vamos intensificar ainda mais os trabalhos”, comentou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
Além de representantes das duas Prefeituras Municipais, a audiência pública também contou a presença do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que apresentou ao público um estudo geografico da região. Os vereadores Toni Loureiro e Carlito Candin, o presidente da Câmara de Vereadores de Fundão, Eleazar Ferreira Lopes, e moradores de Mucurata II e Cachoeirinha também compareceram à audiência pública.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025