Primeiros arautos da educação infantil são empossados no CMEI Vera Lúcia Devens Rabello

Publicado em: 29 de novembro de 2019
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Os alunos da escola Vera Lúcia Devens Rabello são os primeiros arautos da leitura da educação infantil de Aracruz
Primeiros arautos da educação infantil são empossados no CMEI Vera Lúcia Devens Rabello

A escola Vera Lúcia Devens Rabello, bairro Vila Rica, é a primeira instituição de ensino infantil de Aracruz a empossar alunos como arautos da leitura. A Cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), com 11 alunos que irão disseminar a leitura nas salas de aulas, em suas casas e até em locais públicos como praças fazendo suas contações de histórias e representações.

De acordo com a diretora da escola, Conceicao Pirchiner Trazzi, esses 11 alunos foram escolhidos em turmas diferentes. “Durante o ano pegamos um aluno de cada turma e trabalhamos com eles a leitura para criar uma afinidade na hora das apresentações". Após a posse, já no período vespertino, os pequenos auratos fizeram apresentações de poesias para seus familiares e colegas de turma.

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação, já havia realizado uma grande cerimônia no dia 23 de maio deste ano, na Igreja Assembleia de Deus Cristo Vive, bairro Vila Nova, que marcou a posse de 60 alunos da Rede Municipal de Ensino como os novos Arautos da Leitura. O evento foi uma realização da Parceira pela Valorização da Educação (PVE) – Comunidade e Leitores.

Esses alunos são do ensino fundamental, e agora Aracruz já possui os arautos da educação infantil. Arauto vem do francês antigo “heralt”, que significa o mensageiro oficial da Idade Média, aquele que tinha como funções realizar proclamações solenes, verificar títulos de nobreza, transmitir as mensagens da coroa, anunciar a guerra, proclamar a paz dentre outros.

Desta forma, os Arautos da Leitura servirão como mensageiros e articuladores da leitura, que tenham, além do prazer de ler, a vontade e o protagonismo de anunciar e disseminá-la, tudo isso em parceria com escola e a família, fazendo desses alunos, protagonistas de suas próprias histórias.

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais: