Cerco Eletrônico de Aracruz ajuda no desfecho de crime envolvendo veículo alugado

Nesta quinta-feira (26) a Central Integrada de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Aracruz ajudou a Polícia Civil a concluir um caso em aberto desde o ano passado. Trata-se de um carro alugado em 2018 e que não foi devolvido à locadora na data estipulada.
O caso foi registrado em uma delegacia de Vitória e na semana passada a PC encaminhou à Cisp o boletim, para que contribuísse nas investigações. “Nós registramos o veículo no sistema do Cerco Eletrônico e logo identificamos que o veículo estava circulando pelo município desde março deste ano”, conta o Gerente de Defesa Social e Segurança Patrimonial Paulo Rodrigues.
Desde então a polícia tem acompanhado os movimentos do veículo quando, nesta quinta, o encontrou junto ao suspeito nas redondezas da aldeia Olho D’água. A polícia classificou o crime como Apropriação Indébita, e o suspeito foi conduzido à 13ª Delegacia Regional de Aracruz.
Além disso, a Operação contou com participação de 14 Policiais Civis dos municípios de Aracruz, Fundão e João Neiva, que utilizaram 4 viaturas caracterizadas.
O Cerco Eletrônico
Inaugurado em abril deste ano, o Cerco Eletrônico é uma espécie de barreira eletrônica de alta tecnologia que ajuda a monitorar cerca de 15 pontos da sede administrativa. Possui reconhecimento ótico de caracteres, capaz de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de monitoramento.
Seus mecanismos permitem alcançar objetivos estratégicos na área de segurança pública, com a prevenção e combate à violência, permitindo o monitoramento de todos os veículos que chegam ou saem da cidade, apurando quais foram furtados ou roubados, além de outros com restrições que estejam circulando.
Aracruz é o segundo município do Estado e o trigésimo do Brasil a aderir esse sistema que, inclusive, é destacado como primordial no apoio à investigações. “O Cerco Eletrônico, hoje em dia, é uma meio tecnológico para apoio em investigações da polícia. Além disso, o nosso sistema é integrado também com a Polícia Federal e Ministério da Justiça, portanto, todo carro cadastrado, se passar para Aracruz, será identificado”, explica o secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi.
Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz
Juntos, o Cerco Eletrônico e a Central de Videomonitoramento, compõem a Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz, que oferece às forças policiais mais poder de investigação e inteligência no combate ao crime, além de oferecer mais segurança à população por meio de câmeras instaladas em várias regiões do município.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 005 do edital 017/2025. Convocação de suplentes
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 006 do edital 017/2025 Seleção para credenciamento de interessados em atividade de comércio
- Mutirão de limpeza no manguezal recolhe quase 150 quilos de resíduos
- Prefeitura realiza audiência pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- Expo Aracruz: Prefeitura publica RESULTADO PROVISÓRIO do Edital n.º 020/2025
- Desenvolvimento Social publica a 37ª chamada do Edital nº 001/2023
- Segurança: Central Videomonitoramento da Prefeitura auxilia no combate ao crime
- Primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas será certificada no dia 30
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 73ª Chamada