Programas de Alfabetização em Aracruz oferecem oportunidade de estudo a 3517 jovens e adultos
Com cinco anos de existência, o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) da Secretaria de Educação de Aracruz (Semed) já atendeu 3.517 pessoas dando-lhes a oportunidade de escolarização e ou complementação dos estudos, na etapa do ensino fundamental. O Proeja está estruturado em dois ciclos: primeiro ciclo abrangendo as séries iniciais do ensino fundamental, incluindo a alfabetização e o segundo ciclo abrangendo a séries finais do ensino fundamental.
O Programa destina-se a desenvolver uma política que fortaleça e amplie o acesso e a permanência de jovens e adultos no sistema formal de ensino, oferecendo oportunidade de elevação de escolaridade e o desenvolvimento da cidadania. Orienta-se pelos seguintes pressupostos: a educação de jovens e adultos como um direito constitucional; como política pública no sistema municipal de ensino; como estratégia de fortalecimento do desenvolvimento sustentável e local e como afirmação, reconhecimento, valorização e legitimação das diferenças culturais.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, vivemos num mundo onde as desigualdades entre as pessoas acentuam-se cada vez mais, tanto no campo social, econômico e cultural, como no campo educacional. Nesse cenário, a ideia de que a educação é o caminho para superação dos problemas sociais ganha ainda mais destaque, assinalando-se como elemento significativo a reestruturação da sociedade. “A Educação de Jovens e Adultos (EJA), nesse contexto, adquire espaço no sistema educacional, visto que se organiza em defesa daqueles que tiveram seus direitos à escolarização, retirados no período regular de suas vidas. Na reparação dessa dívida social, é necessário que sejam organizados programas educativos e de qualidade, que garantam o acesso, a permanência e o sucesso de jovens e adultos ao ambiente escolar, e que possam contribuir para sua atuação consciente na sociedade em que vivem”.
Ainda segundo Moro, hoje o Programa atende 649 alunos no Centro de Educação Municipal de Jovens e Adultos (CEMJA) que recebeu o nome da Professora Maria José Guidetti Rocha e funciona no mesmo prédio da EMEF Placidino Passos (Polivalente), no turno noturno. Essa nova modalidade de trabalho foi adotada a partir do ano letivo de 2009 com a criação do CEMJA. A Prefeitura de Aracruz ainda custeia para todos os alunos do CEMJA vale transporte, alimentação, aula de informática e aula de educação física.
TRABALHO QUE FAZ A DIFERENÇA NA EVASÃO ESCOLAR
O trabalho diferenciado é uma marca da equipe pedagógica do CEMJA que visando combater a evasão escolar realiza visita domiciliares a casa dos alunos, encaminha correspondência e realiza contatos telefônicos, afim de detectar os motivos pelos quais o aluno do Proeja faltou a aula em determinado dia. O trabalho de colocação profissional também é realizado pela equipe do CEMJA que encaminha os jovens e menores aprendizes ao mercado de trabalho, junto às empresas e comércio local.
Segundo a diretora do Proeja, Ilza Rodrigues, a construção de uma política educacional que reconheça as necessidades próprias e a realidade diferenciada dos jovens e adultos constitui-se uma das prioridades da Administração Municipal. “Quando respeitamos e entendemos que todos tem direito à educação sejam jovens ou adultos, conseguimos perceber melhor às necessidades educacionais que essas pessoas precisam. Assim, em 2005, a equipe da Semed apresentou o Proeja às suas equipes técnicas e aos professores da rede municipal de ensino, chegando-se a conclusão de que ao resgatarmos e reinserirmos no sistema escolar jovens e adultos possibilitamos, a eles, acesso à formação integral”.
Além do atendimento no Proeja, a Semed, atende também jovens e adultos em Programa de Alfabetização. O Programa “Alfabetização é um Direito” é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Aracruz e o Governo do Estado do Espírito Santo e tem como objetivo proporcionar aos jovens e adultos o efetivo direito ao conhecimento, possibilitando o acesso e participação no mundo letrado, na resolução de problemas da vida cotidiana e na melhoria da qualidade do trabalho, para o exercício da cidadania.
Hoje a Semed tem 14 turmas distribuídas nos distritos e sede atendendo as localidades de Jacupemba, Vila do Riacho, Nova Santa Cruz, Barra do Sahy, Pau Brasil, Praia do Sauê, Coqueiral e Sede. Ainda existe a previsão de abrir turmas em Guaraná e Santa Rosa. Entre 2006 e 2010 foram atendidos 1.187 alunos no Programa “Alfabetização é um Direito” do município de Aracruz.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência