Prefeitura move ação pública e justiça determina retirada de quatro postes na Av. Venâncio Flores
A prefeitura de Aracruz, por meio da Procuradoria-Geral do município (Proge), moveu uma ação civil pública com apoio do Conselho Municipal do Plano Diretor Urbano e obteve, em caráter liminar, decisão judicial determinando a retirada de quatro postes localizados na Av. Venâncio Flores. Essa medida jurídica foi necessária para o cumprimento de uma condicionante imposta pela municipalidade em um termo de compromisso firmado com o Supermercado Casagrande para que o mesmo pudesse dar continuidade às suas atividades.
Esse Termo de Compromisso e suas respectivas condicionantes retratam o compilado das diretrizes impostas pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Cidade e pelo Plano Diretor Municipal, ambos estipulados pelo Estudo de Impacto de Vizinhança e pela realização de audiências públicas. Desta forma, o descumprimento das condicionantes que foram impostos nos respectivos termos de compromisso, estava ferindo os preceitos legais.
O poder judiciário, em sua decisão, registrou que as provas e os estudos realizados demostraram que a não implementação das condicionantes estabelecidas estavam gerando prejuízos à população, comprometendo o sistema viário e a segurança dos veículos e pedestres que por ali trafegam. Para a Procuradoria-Geral, como o empreendimento não observou as condicionantes imposta pelo município, foi colocado em risco toda a coletividade usuária de seus serviços, causando danos diretos à ordem urbanística, ao bem-estar social, comprometendo o sistema viário original.
Segundo o Procurador-Geral do município, Dr. Wagner José Elias Carmo, a procuradoria tem, como uma de suas principais atribuições, garantir o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e o bem-estar dos moradores, com atuação jurídica voltada à prevenção e repressão de eventuais danos causados à ordem urbanística, ao meio ambiente e a outros interesses difusos.
Após a decisão judicial, os referidos postes começaram a ser retirados nesta quarta-feira (8). Os serviços continuarão no próximo domingo (12), das 7h às 17h. Em função disso, conforme já publicado, o fornecimento de energia elétrica também será interrompido das 8h às 15h.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento