Limpeza preventiva de manilhas no Córrego Piranema vai ajudar a evitar alagamentos na região do Morobá
O serviço de limpeza preventiva de manilhas do Córrego Piranema continua no bairro Morobá. Na manhã desta quarta-feira (22) o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, foi até o local para conversar com moradores sobre a situação da comunidade que, em períodos de chuva, tem sofrido com alagamentos devido o transbordamento do canal. De acordo com a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), os trabalhos deverão continuar até a próxima semana.
Além da manutenção das manilhas, também está sendo feito a limpeza ao longo do córrego. Com ajuda de uma retroescavadeira, a Setrans tem retirado materiais que dificultam o escoamento, como excesso de terra, troncos, lixo e móveis quebrados. “Nosso objetivo é evitar os transtornos para a comunidade em períodos de fortes chuvas, ainda mais com a previsão de temporais para os próximos dias. O bairro tem sofrido com alagamentos, então, com a limpeza das manilhas, a água escoará com facilidade e os moradores poderão ficar mais tranquilos quanto ao risco de inundações”, comentou o prefeito.
O secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Paulo Neres, e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), Elias Marochio, também estiveram na comunidade na manhã de hoje. De acordo com eles, será organizado um cronograma para que as manilhas do córrego recebam este tipo de manutenção periodicamente. “A pedido do prefeito vamos fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo, no sentido de promover a manutenção corretiva no sistema de drenagem compreendendo, inclusive, os canais”, explicou o diretor do SAAE.
O presidente da comunidade do Morobá também está acompanhando o processo de limpeza preventiva ao longo do Córrego Piranema. De acordo com ele o trabalho de manutenção é importante, mas os moradores também precisam se conscientizar para ajudar a manter o local limpo, já que o despejo de resíduos tem sido um dos fatores que causam a obstrução das manilhas. “Por isso também estamos fazendo um trabalho de conscientização com a comunidade para que não joguem nada nas encostas ou dentro do córrego. Acreditamos que não vamos mais passar por esses transtornos com alagamentos”, comentou Cecéu.

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy