Desenvolvimento de Aracruz depende do Censo, mas IBGE encontra dificuldades para fazer contagem

Uma ferramenta que dá base para o poder público, empresas e universidades planejarem ações e projetos para o futuro. Uma radiografia que mostra a verdadeira cara do Brasil. Assim é o Censo Demográfico, pesquisa que está sendo realizada desde o dia 1º de agosto, em todos os 5.565 municípios brasileiros. Em Aracruz, cerca de 30% do levantamento já foi realizado, mas a resistência de alguns moradores tem dificultado o trabalho dos recenseadores.
De acordo com o coordenador da pesquisa na subárea que engloba o município de Aracruz, Neidimar Teixeira Narciso, uma parcela considerável das residências tem sido encontradas fechadas e em alguns casos há pessoas no local, mas que se recusam a atender o recenseador. “A população precisa entender que toda verba federal que é transferida aos municípios tem como base os números do Censo. Se o IBGE não puder contar uma parcela da população, isso significa menos verba para a saúde, educação, infraestrutura”, ressaltou.
Os locais onde o IBGE tem encontrado maior dificuldade são o Centro do município e bairros como o Jardins. “Nós sabemos que em muitos casos todos os moradores da casa trabalham durante todo o dia. Por isso, os recenseadores voltam às residências que estão fechadas em horários alternativos, como o fim da tarde. Nosso maior problema é o morador que se recusa a responder o questionário, sem saber a importância que o Censo tem”, acrescentou o coordenador, destacando que a aplicação do questionário básico leva, em média, apenas cinco minutos.
Para evitar fraudes e garantir a identificação dos recenseadores, todos os profissionais trabalham com um colete e um boné azul, com a marca do IBGE; um computador de mão, onde são lançadas as respostas dos moradores; e um crachá, onde constam o nome do profissional e seu número de matrícula. Esses dados, inclusive, podem ser confirmados no site do Censo 2010 (www.ibge.gov.br/censo2010), na seção “Conheça nossos recenseadores”, ou por meio de ligação gratuita para o telefone 0800 721 8181.
O site do IBGE informa ainda que, conforme a Lei Federal 5.534/68, “toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE, visando a execução do Plano Nacional de Estatística.” A legislação garante também que todas as informações prestadas terão caráter sigiloso e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada