Produtoras de Aracruz aprendem receitas deliciosas utilizando café
Terminou hoje (19) o curso de Culinária do Café, oferecido a produtoras rurais do município de Aracruz. Foram três dias de capacitação na cozinha do Oriundi, parceira do projeto, realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A instrutora do curso, Fernanda Lourenço, explica que o objetivo foi mostrar aos participantes as inúmeras receitas possíveis utilizando o café e o resultado foi saboroso: casadinho, pães, roscas, bolo, brigadeiro, manjar, sorvete e até pé de moleque entrou na lista de receitas preparadas durante o curso. “O objetivo é agregar valor ao café, além de criar mais uma possibilidade de renda para elas. Essas receitas que foram ensinadas podem ser comercializadas, para quem deseja melhorar a renda, ou então preparadas para a própria família”, disse ela.
Liliane Câmara, produtora de Cachoeiro do Riacho, vê novos horizontes a partir do curso, já que pretende abrir uma padaria na comunidade. “Nós moramos na área rural e o café está muito presente e aqui aprendemos a fazer recheios, bolos, capucino e várias outras receitas”, comentou.
O prefeito Jones Cavaglieri foi ver de perto o resultado do curso, e comentou a importância da capacitação para estimular o desenvolvimento do campo. “Temos a grande preocupação em estruturar o município para o futuro e nós reconhecemos nosso potencial para crescer a partir da agricultura. Investir nessas formações é uma forma de mostrar um olhar diferente para quem trabalha no campo, estimulando a economia e até mesmo a permanência de famílias no trabalho de produção de alimentos”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação e Incaper articulam parceria para fortalecer a Iniciação Científica Júnior na Rede Municipal
- Convocação Emergencial Extraordinária Nº 8 - Processo Seletivo SEMED 002/2025
- Prefeitura de Aracruz realiza SIPAT com programação voltada à saúde e segurança dos servidores
- Semap promove cursos em parceria com o Senar para fortalecer a capacitação no campo
- Convocação Nº 009 - Processo Seletivo Semsa - Edital 002/2026
- Semana D da BNCC Computação: estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino dão show com apresentações e exposições de trabalhos
- 3º Ciclo de Visitas do Líder em Mim revela que produções, experiências e práticas do programa vêm fazendo a diferença em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Carreta Pet Vida estaciona em Aracruz e atende animais na Sede e em Barra do Riacho
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz, no dia 24
- Super Nós: livro lançado pela Emef Prof. Maria Inês Della Valentina estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades pessoais de estudantes com deficiência