Prefeitura adquire equipamento para pintura de sinalização viária
A Prefeitura de Aracruz adquiriu um novo equipamento para realizar o serviço de sinalização viária horizontal em ruas e avenidas, como pintura de quebra-molas, faixas de pedestre e meio-fio. Este trabalho, até então, era realizado por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Com a municipalização do serviço, a PMA poderá dar mais agilidade na organização do trânsito da cidade.
Os profissionais que vão atuar na pintura da sinalização viária são servidores públicos efetivos. Esta semana a equipe passou por treinamento, para que o grupo entenda as formas operacionais do equipamento. Hoje (12) e sexta-feira (13), o equipamento passará por adequações e a expectativa é que comece a operar pelo município já na semana que vem.
Com a utilização da máquina de sinalização é possível sinalizar avenidas de maneira eficiente, rápida e econômica, sem interrupção do trânsito local. Indicada para realizar a demarcação viária de cidades e estacionamentos, a máquina de sinalização viária tem como função principal facilitar a delimitação de espaços que anteriormente eram sinalizados através de pincéis, sendo uma função muito mais trabalhosa e que, consequentemente, consumia maior tempo de realização.
“Com este equipamento vamos dar mais conforto e segurança aos motoristas e pedestres. Além disso, essa aquisição é uma economia para o município, que não vai precisar gastar no contrato de empresas para realizar este serviço”, disse o gerente de Trânsito e Transporte, Renato Costa Coutinho.
Na prática, essa economia se dá, primeiramente, no tempo de trabalho. Na forma convencional, a demarcação viária seria feita de forma manual. Agora, sendo realizada a partir de um processo automatizado, o trabalho de um dia poderá ser feito em poucas horas.
Em segundo lugar, a nova aquisição também representa economia nas finanças, já que o poder público não vai precisar investir em um processo de licitação para contratar uma empresa e profissionais. Representantes da Prefeitura de Colatina, que vieram conhecer este novo sistema, dizem que esta economia nos cofres públicos pode chegar em até 80%.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ARSP publica resolução com o reajuste tarifário do Saae de Aracruz
- Formação sobre Salas Sensoriais fortalece a Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino
- Comportamento infantil: Desafio ou pedido de ajuda? Palestra on-line orienta famílias de estudantes da Rede Municipal de Ensino
- Dia Internacional dos Museus terá programação cultural especial em Santa Cruz
- Meio Ambiente divulga orientações para atendimentos da Carreta Pet Vida
- Prefeitura de Aracruz autoriza retomada das obras da nova EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes II
- Confirmada as atrações da 27ª Expo Aracruz que acontece de 13 a 16 de agosto
- Esporte oficializa Bolsa Atleta 2026 com 21 esportistas contemplados
- Fazenda realiza Audiência Pública para debater Lei de Diretrizes Orçamentárias 2027
- Encontro formativo PNERQ e Erer enriquece o alinhamento e a troca de experiências entre diferentes atores da educação