Prefeitura adquire equipamento para pintura de sinalização viária
A Prefeitura de Aracruz adquiriu um novo equipamento para realizar o serviço de sinalização viária horizontal em ruas e avenidas, como pintura de quebra-molas, faixas de pedestre e meio-fio. Este trabalho, até então, era realizado por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Com a municipalização do serviço, a PMA poderá dar mais agilidade na organização do trânsito da cidade.
Os profissionais que vão atuar na pintura da sinalização viária são servidores públicos efetivos. Esta semana a equipe passou por treinamento, para que o grupo entenda as formas operacionais do equipamento. Hoje (12) e sexta-feira (13), o equipamento passará por adequações e a expectativa é que comece a operar pelo município já na semana que vem.
Com a utilização da máquina de sinalização é possível sinalizar avenidas de maneira eficiente, rápida e econômica, sem interrupção do trânsito local. Indicada para realizar a demarcação viária de cidades e estacionamentos, a máquina de sinalização viária tem como função principal facilitar a delimitação de espaços que anteriormente eram sinalizados através de pincéis, sendo uma função muito mais trabalhosa e que, consequentemente, consumia maior tempo de realização.
“Com este equipamento vamos dar mais conforto e segurança aos motoristas e pedestres. Além disso, essa aquisição é uma economia para o município, que não vai precisar gastar no contrato de empresas para realizar este serviço”, disse o gerente de Trânsito e Transporte, Renato Costa Coutinho.
Na prática, essa economia se dá, primeiramente, no tempo de trabalho. Na forma convencional, a demarcação viária seria feita de forma manual. Agora, sendo realizada a partir de um processo automatizado, o trabalho de um dia poderá ser feito em poucas horas.
Em segundo lugar, a nova aquisição também representa economia nas finanças, já que o poder público não vai precisar investir em um processo de licitação para contratar uma empresa e profissionais. Representantes da Prefeitura de Colatina, que vieram conhecer este novo sistema, dizem que esta economia nos cofres públicos pode chegar em até 80%.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028