Aracruz Sustentável: campanha vai recolher óleo vegetal usado por servidores públicos

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), iniciou esta semana a campanha para recolhimento de óleo vegetal usado entre servidores públicos. O projeto faz parte do Programa Aracruz Sustentável, além de também ser uma exigência do Ministério Público através do Termo de Compromisso Ambiental – TCA, firmado com o município.
Foram distribuídos galões de 20 litros em cada secretaria, onde os servidores poderão depositar o óleo vegetal usado. Assim que o galão estiver completo o material será recolhido por profissionais da Setrans e, posteriormente, levado para um destino correto para reaproveitamento.
Servidores de todas as secretarias estarão envolvidos neste projeto, que é o ponta pé inicial para que essas ações sejam implantadas, também, em todo o município. O óleo de cozinha já utilizado contamina milhares de litros de água se descartado de maneira incorreta. Porém, a partir do descarte correto, é possível fazer sabão, tintas e até combustível.
Como armazenar o óleo em casa
Após utilizar o óleo de fritura velho, o servidor pode armazená-lo em uma garrafa PET. Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa. Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo e lembre-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de crianças. Após preencher algumas garrafas PETs, leve-as até o ponto de coleta de sua secretaria.
O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove Conferência de Política Nacional sobre Desenvolvimento Urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local