Novo coronavírus: Desenvolvimento Social orienta moradores de rua
Assistentes sociais e técnicos da vigilância sanitária da Prefeitura de Aracruz estão circulando pelas ruas do município para conscientizar as pessoas em situação de rua em relação aos cuidados para prevenção contra o novo coronavírus.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), Rosilene Filipe dos Santos Matos, a ideia é oferecer para estas pessoas a possibilidade de realização do isolamento social através do retorno à casa das famílias ou ainda por meio do aluguel social em caráter provisório.
Quem aderir ao aluguel social terá todo o suporte para se manter em isolamento como colchão, lençol, kit de higiene e alimentação. A medida vai atingir os moradores de rua cadastrados no serviço de assistência do município. Aqueles moradores nesta situação vindos de outras cidades serão encaminhados para seus lugares de origem.
A abordagem educativa é uma orientação do governo municipal e do Conselho Nacional de Direitos Humanos. Primeiramente, a população de rua receberá informações sobre os riscos de permanecer nas ruas e sobre as alternativas para se proteger neste período de restrições à circulação na cidade.
No entanto, explica a secretária, caso o morador não opte pela adesão, e haja necessidade, o poder público poderá impetrar junto ao judiciário uma medida de coerção, submetendo-o ao acolhimento em algum espaço social ou familiar ou à internação compulsória.
Durante todo o ano, a secretaria costuma atuar, semanalmente, na abordagem à população de rua, respeitando as premissas da Política Nacional de Assistência Social. O trabalho disponibiliza serviços, faz o direcionamento para tratamento, orienta o retorno do morador para casa e motiva a reconstrução dos vínculos familiares mediante a aceitação destas pessoas.
“O serviço de abordagem social não tem o cunho de obrigá-lo a aceitar nenhuma oferta. O trabalho é sempre de conscientização e de oferta de possibilidades para que o morador de rua possa, de acordo com o entendimento dele, mudar a própria história”, declara Rosilene.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028