Prefeitura de Aracruz retoma vacinação contra gripe nesta sexta-feira (27/03)

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza será retomada no município de Aracruz nesta sexta-feira (27/06) com a chegada do lote contendo 3.100 vacinas, de acordo com informação da Secretaria Municipal de Saúde. A imunização estava suspensa em decorrência da grande procura aos postos no início da semana. Somente os idosos com mais de 60 anos e os trabalhadores da saúde serão imunizados nesta primeira fase iniciada na última segunda-feira (23/03).
O Ministério da Saúde antecipou a campanha após o decreto de pandemia determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é proteger as pessoas contra a gripe e, com isso, facilitar a identificação do COVID-19 entre as populações mais vulneráveis e com mais risco de vida.
Todas as 15 unidades básicas espalhadas pela cidade disponibilizarão a vacina durante o horário de funcionamento de cada serviço. Os idosos acima de 70 anos que necessitem de atendimento domiciliar podem solicitar a visita da equipe de saúde para imunização. Neste caso, o familiar pode ligar para a unidade de saúde de referência para fazer a solicitação, repassar o endereço e o telefone do paciente que necessita da assistência em casa. Um agente de saúde fará a visita.
Até agora foram vacinados 4.902 idosos e 735 profissionais de saúde em Aracruz. A meta é imunizar 6.902 idosos e 2.087 profissionais de saúde.
Os demais grupos prioritários receberão a vacina de acordo com um cronograma organizado pelo poder público. Os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento serão imunizados a partir do dia 16 de abril. A vacina será liberada para crianças entre seis meses e menores de seis anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais, a partir de 9 de maio. A prefeitura pede à população que observe o cronograma de vacinação para evitar aglomeração nas unidades de atendimento.
Por orientação do Ministério da Saúde, as vacinas de rotina estão suspensas até 16/04 para proteger os idosos que irão se deslocar até a unidade de saúde para a vacinação contra a gripe. Por serem mais vulneráveis à contaminação pelo coronavírus, estando no grupo de risco do COVID-19, neste momento, é mais seguro não disponibilizar as vacinas de rotina.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação participa de Seminário sobre a construção de padrões de desempenho para o Ensino Fundamental
- VI Conferência Municipal debate políticas públicas para idosos de Aracruz
- Polo UAB informa que as inscrições para o curso de Licenciatura em Letras/Português (EaD) se encerram na próxima segunda-feira (30)
- Educação: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial do Processo Seletivo Simplificado n.º 002/2024
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Educação divulga a 23ª Chamada
- Prefeitura convida para a I Oficina de Diagnóstico do Projeto Orla
- Aracruz recebe 11ª etapa da FET de Beach Tennis com mais de 200 duplas inscritas
- Turismo e Cultura: Feira dos Municípios começa no dia 03 de julho
- Chamamento Público para Camarote do Show da 26ª Expo Aracruz
- Futebol de Base está de volta: Aracruz estreia novo campeonato neste sábado (28)