Desenvolvimento Social amplia benefícios à população em meio à pandemia
O impacto financeiro do coronavírus no país vem crescendo a cada dia e gerando grandes problemas sociais. Consequentemente, a pandemia eleva de forma significativa a demanda por serviços sociais pela população.
Uma das principais ações priorizadas pelo município de Aracruz, diante desse cenário, envolve a população em situação de rua. Sendo assim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), a Prefeitura Municipal alugou kitnetes para atender à essas pessoas, dando-lhes condições de exercer o isolamento social e seguir as orientações de higiene.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos Matos, o município está ofertando colchões, cobertores, roupas de cama, kit higiene, kit limpeza e alimentação completa (café da manhã, almoço e jantar) aos moradores das kitnetes.
"Ainda estamos trabalhando com essas pessoas em situação de rua, visto que a abordagem social não pode obrigá-las a aceitar nenhuma oferta; elas precisam aderir à esses serviços. O trabalho é sempre de conscientização e de oferta de possibilidades", ressalta Rosilene.
Outras ações da secretaria também estão sendo ofertadas a qualquer munícipe que esteja enfrentando situação de vulnerabilidade, tais como o auxílio-documentação, auxílio-funeral, cesta básica, e complementação do leite para bebês de até 2 anos.
Os atendimentos para solicitação desses benefícios e registro no Cadastro Único devem ser agendados por telefone, a fim de evitar aglomerações. Seguindo a orientação de isolamento social dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os serviços de grupo realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) foram suspensos.
Rosilene afirma que, nesse primeiro momento, famílias que tenham crianças, idosos, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz estão sendo priorizadas, mas a meta é atender o maior número possível de pessoas.
Já em relação ao auxílio emergencial de R$ 600,00 a trabalhadores informais, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, a Prefeitura de Aracruz está aguardando a regulamentação do Governo Federal para orientar a população de forma assertiva.
Serviço
Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS)
Telefones disponíveis para agendamento:
99846-8622 | 99793-5992 | 99906-0577 | 99766-7558 | 99814-9452 | 3270-7400
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, de 8h às 16h
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento